Comunidade da Steem planeja bifurcação para expulsar Justin Sun do comando da rede social

The Block
The Block
18/03/2020 - 10:41
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
The Block
Hive é o novo blockchain da comunidade Steem, resultado da bifurcação que irá acontecer nesta sexta-feira para “destronar” Justin Sun do controle sobre a rede (Imagem: Crypto Times)

A comunidade Steem — um grupo de membros que dizem representar o blockchain Steem — estão planejando realizar uma bifurcação drástica para remover Justin Sun do controle à rede social descentralizada Steemit Inc.

Uma bifurcação drástica (do inglês “hard fork”) é uma mudança radical ao protocolo de uma rede que torna válidos blocos e transações anteriormente inválidos, ou vice-versa, fazendo com que todos os nós ou operadores atualizem para a versão mais recente de software do protocolo.

A bifurcação está prevista para esta sexta-feira, 20 de março, às 11h, o que irá resultar em um novo blockchain chamado “Hive”, de acordo com SteemPeak, aplicação de front-end (interface) da Steem.

“Hive é um blockchain de governança DPoS [de proof-of-stake delegado] criado ao implementar uma bifurcação drástica no código de programação existente da Steem”, afirmou SteemPeak. “Essa nova direção se afasta do fardo da Steemit Inc.”.

Em uma outra publicação na segunda-feira, 16, Blocktrades, principal validadora da Steem, afirmou que Steem Inc. “quase não possui valor agora”.

“Quando Justin Sun a adquiriu, a Steemit com certeza possuía grande valor, como propriedade intelectual, marca (branding), bem como desenvolvedores especialistas em blockchain e front-end. Mas, agora, todos os desenvolvedores adquiridos se foram (todos renunciaram)”, afirmou Blocktrades.

Continuou dizendo que, agora, a comunidade Steem “não quer ter nada a ver” com Sun e que alguns membros da comunidade estão até “dispostos a pagar para ele sair”.

Após polêmica, Justin Sun tentou se defender, afirmando que suas intenções eram simplesmente para “proteger a santidade da propriedade privada e dos interesses de todos os hackers maliciosos” (Imagem: Twitter/Justin Sun)

Justin Sun, CEO da Tron Foundation, adquiriu Steemit em fevereiro. A decisão gerou controvérsias desde então. Recentemente, o “controle hostil” da Tron sobre a rede Steem se tornou o centro das atenções.

Tron e Steemit, de forma unilateral, executaram uma bifurcação drástica com a ajuda de algumas grandes corretoras, incluindo Binance e Huobi, para manterem o controle sobre a rede Steem.

CZ”, CEO da Binance, admitiu, em um tuíte, ter aprovado a bifurcação, mas também disse que a Binance não recebeu incentivos monetários da Tron e garantiu sua neutralidade.

“A Binance não tem interesse em governança de blockchain. Nos mantemos neutros”, tuitou CZ.

O “controle hostil” resultou em indignação da comunidade, que agora quer migrar para o blockchain Hive.

“O lançamento inicial do Hive será uma cópia direta do blockchain existente, com algumas pequenas atualizações, que nos permitirão retornar à discussão em comunidade para a direção do futuro desenvolvimento, de mudanças necessárias e os recursos mais desejados ao nível do blockchain”, afirmou SteemPeak.

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 18/03/2020 - 10:42

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web