Conab: batata teve oferta recorde em dezembro; cebola manteve preços elevados

20/01/2022 - 11:00
No período, as cotações do produto recuaram cerca de 36,86% em Curitiba (Imagem: REUTERS/Angela Ponce)

No mês de dezembro, a batata apresentou oferta recorde nas Centrais de Abastecimento (Ceasas), o que proporcionou a queda de preços em quase todos os mercados atacadistas analisados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A informação é do no 1º Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) 2022, divulgado nesta quinta-feira (20). No período, as cotações do produto recuaram cerca de 36,86% em Curitiba, por exemplo.

Em contrapartida, a cebola permaneceu com preços elevados em todas as Ceasas no mês de dezembro. Os aumentos ultrapassaram a marca dos 30% pelo menos em três mercados atacadistas: Recife, Rio de Janeiro e Brasília.

Já no caso das frutas, a melancia registrou queda nos preços, em virtude da maior oferta do produto no último mês. Como a demanda segue regular, com as chuvas e o efeito de substituição, apesar de menor, por outras frutas típicas de fim de ano, como ameixa e pêssego, o volume foi bem absorvido no varejo, diz o boletim. O que garantiu o aumento da oferta foram os envios vindos das regiões paulistas de Araraquara, Itapetininga e Presidente Prudente (SP), além das melancias provenientes de São Jerônimo, no Rio Grande do Sul, disse a gerente de Estudos do Mercado Hortigranjeiro da Conab, Joyce Fraga.

Apesar da melancia estar com o melhor preço, a banana e o mamão registraram alta nas cotações. “O aumento dos preços da banana foi causado pela menor produção da variedade prata, por problemas climáticos, e pelas exportações, que continuaram aquecidas”, observa o boletim. No caso do mamão, além da queda na oferta, principalmente da variedade formosa, houve aumento no valor dos insumos para a produção, doenças fúngicas em decorrência das chuvas e as exportações, que aumentaram novamente.

Última atualização por Iasmin Rao Paiva - 20/01/2022 - 11:26

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto