ImóvelTimes

Confiança de empresários da construção civil sobe, mas inflação e juros altos são entraves para setor

20 ago 2022, 14:00 - atualizado em 19 ago 2022, 17:01
Construção civil
Secretaria Nacional de Habitação espera aumento de lançamentos no 2º sem (Imagem: José Paulo Lacerda/CNI)

O nível de confiança do empresário da construção civil subiu de julho para agosto, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para a entidade, o resultado ocorreu devido à melhora da avaliação do setor sobre a economia brasileira.

Além disso, mudanças recentes no programa Casa Verde e Amarela (CVA), do governo federal, também podem ter contribuído para elevar o nível de confiança do setor, uma vez que as alterações no programa buscam impulsionar o poder de compra das famílias que planejam adquirir um imóvel.

Entre as medidas anunciadas nos últimos meses, destaque-se o aumento dos subsídios e a ampliação dos tetos de renda para os grupos 1, 2 e 3 do programa.

Em conversa com o BTG Pactual, o secretário Nacional de Habitação, Alfredo Santos, disse que a oferta no programa CVA ficou abaixo da média nos últimos meses. No entanto, a expectativa da pasta é que ocorra um aumento grande nos lançamentos por conta das mudanças no programa.

Entenda o impacto das mudanças

Na avaliação de Alberto Ajzental, professor coordenador do curso Desenvolvimento de Negócios Imobiliários da FGV, as medidas anunciadas têm uma natureza anticíclica, isto é, se dispõe a criar efeitos compensatórios diante de desequilíbrios macroeconômicos.

“[De modo geral], o incentivo à construção civil é bom, uma vez que impacta 90 cadeias produtivas, faz a economia girar e gera emprego”, diz o professor.

No entanto, Ajzental se mostra cético sobre os efeitos das alterações no programa CVA. Segundo o professor da FGV, o setor da construção civil precisa de capital intensivo para funcionar, o que não combina com um cenário de inflação e juros altos.

“Com inflação e juros altos, construir o imóvel fica mais caro e as famílias também têm menos dinheiro. Com isso, a compra do imóvel está mais distante”, conta. “Vai ser muito difícil diminuir esse gap [mesmo com as alterações no programa CVA]”, explica.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil! 

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
zeca.ferreira@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar