ImóvelTimes

Veja as construtoras que vão se beneficiar com o aumento do subsídio do Casa Verde e Amarela

27 maio 2022, 17:21 - atualizado em 02 jun 2022, 18:19
Tenda
(Imagem: Facebook/Tenda)

O aumento do subsídio do programa Casa Verde e Amarela (CVA), anunciado pelo Ministério do Desenvolvido Regional (MDR) na quarta-feira (26), beneficiará sobretudo as construtoras com foco em unidades residenciais para a população de baixa e média-baixa renda.

Segundo o analista Ygor Altero, da XP Investimentos, Tenda (TEND3), MRV (MRV3), Direcional (DIRR3), Cury (CURY3) e Plano & Plano (PLPL3) são os nomes beneficiados com a medida.

Após o anúncio do MDR, a XP reiterou sua recomendação de compra para os papéis de Cury e Direcional.

Tenda será a maior beneficiada com a medida, diz Genial

Entre as construtoras mencionadas, a Tenda será a maior beneficiada pelo aumento do subsídio, indica Luis Assis, analista da Genial Investimentos.

Segundo Assis, por atuar na faixa 2 do CVA, categoria mais dependente de subsídio, a Tenda tem sofrido bastante nos últimos trimestres. “O aumento vai ajudar, mas o efeito não é tão grande quanto parece”, conta.

Embora o MDR tenha anunciado um crescimento de 12,5% a 21,4% no subsídio, o impacto nas margens das construtoras não será tão baixo. “Ainda não temos o número fechado, mas [diante do novo subsídio] as construtoras vão conseguir aumentar o preço dos imóveis em torno de 3% a 4%”, conta Assis.

No caso da Tenda, por exemplo, o analista avalia que a construtora teria que aumentar o valor das unidades em torno de 10%, uma vez que sua margem bruta ajustada foi abaixo de 20,6% no primeiro trimestre deste ano.

Propostas em estudo podem ter impacto positivo maior no setor

Além de comunicar a elevação do subsídio, o MDR informou que estuda aumentar o tempo de financiamento do programa de 30 para 35 anos e também aumentar o limite de renda familiar das faixas 2 e 3.

Para Assis, as duas medidas teriam um efeito significativo para as construtoras e para o programa, uma vez que o aumento do número de parcelas reduziria o valor da mensalidade, sendo possível aumentar o preço dos imóveis.

Além disso, aumentar o limite de renda familiar das faixas mais elevadas do programa traria de volta para o CVA incorporadoras que hoje estão atuando pouco acima dele.

Receba as principais notícias de Fundos Imobiliários e Imóveis

Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Fundos Imobiliários e Imóveis do Money Times e receba, toda sexta-feira, uma seleção das principais notícias do setor. Tenha as melhores dicas para comprar imóveis para morar ou investir. Confira a opinião dos melhores analistas do país sobre os fundos imobiliários do momento, sua rentabilidade e recomendações. Clique aqui para se cadastrar.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.