ImóvelTimes

Confiança de empresários da construção civil sobe, mas inflação e juros altos são entraves para setor

20 ago 2022, 14:00 - atualizado em 19 ago 2022, 17:01
Construção civil
Secretaria Nacional de Habitação espera aumento de lançamentos no 2º sem (Imagem: José Paulo Lacerda/CNI)

O nível de confiança do empresário da construção civil subiu de julho para agosto, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para a entidade, o resultado ocorreu devido à melhora da avaliação do setor sobre a economia brasileira.

Além disso, mudanças recentes no programa Casa Verde e Amarela (CVA), do governo federal, também podem ter contribuído para elevar o nível de confiança do setor, uma vez que as alterações no programa buscam impulsionar o poder de compra das famílias que planejam adquirir um imóvel.

Entre as medidas anunciadas nos últimos meses, destaque-se o aumento dos subsídios e a ampliação dos tetos de renda para os grupos 1, 2 e 3 do programa.

Em conversa com o BTG Pactual, o secretário Nacional de Habitação, Alfredo Santos, disse que a oferta no programa CVA ficou abaixo da média nos últimos meses. No entanto, a expectativa da pasta é que ocorra um aumento grande nos lançamentos por conta das mudanças no programa.

Entenda o impacto das mudanças

Na avaliação de Alberto Ajzental, professor coordenador do curso Desenvolvimento de Negócios Imobiliários da FGV, as medidas anunciadas têm uma natureza anticíclica, isto é, se dispõe a criar efeitos compensatórios diante de desequilíbrios macroeconômicos.

“[De modo geral], o incentivo à construção civil é bom, uma vez que impacta 90 cadeias produtivas, faz a economia girar e gera emprego”, diz o professor.

No entanto, Ajzental se mostra cético sobre os efeitos das alterações no programa CVA. Segundo o professor da FGV, o setor da construção civil precisa de capital intensivo para funcionar, o que não combina com um cenário de inflação e juros altos.

“Com inflação e juros altos, construir o imóvel fica mais caro e as famílias também têm menos dinheiro. Com isso, a compra do imóvel está mais distante”, conta. “Vai ser muito difícil diminuir esse gap [mesmo com as alterações no programa CVA]”, explica.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil! 

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.