Consumo

Confiança do consumidor alemão deve ter leve melhora em fevereiro, aponta GfK

27 jan 2022, 9:51 - atualizado em 27 jan 2022, 9:51
Consumo Alemanha
Consumidores estão mais uma vez mostrando certo otimismo no início do ano, com expectativas melhores para a economia e renda, bem como uma maior propensão a comprar, disse o GfK (Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay)

A confiança do consumidor alemão deve melhorar levemente em fevereiro, à medida que as famílias esperam por uma melhora nas tendências de preços e um possível abrandamento da situação da pandemia durante a primavera no Hemisfério Norte, mostrou uma pesquisa nesta quinta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O instituto GfK informou que seu índice de confiança do consumidor, baseado em uma pesquisa com cerca de 2 mil alemães, subiu para -6,7 pontos para fevereiro, ante leitura revisada de -6,9 pontos no mês anterior, a primeira alta após dois meses seguidos de queda.

Analistas consultados pela Reuters previam queda do índice para -7,8.

Consumidores estão mais uma vez mostrando certo otimismo no início do ano, com expectativas melhores para a economia e renda, bem como uma maior propensão a comprar, disse o GfK.

“Em particular, eles estão esperando por um leve alívio nas tendências de preços, já que em janeiro de 2022 o efeito de base resultante da reversão do corte do IVA, em janeiro de 2021, mitigará a taxa de inflação em algum grau”, disse o especialista em consumo do GfK, Rolf Buerkl, em comunicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“No entanto, as expectativas de preços para os consumidores permanecem significativamente mais altas do que nos últimos anos”, disse Buerkl.

Ele acrescentou que especialistas supõem que a situação da pandemia diminuirá durante a primavera local, o que pode levar ao fim de várias restrições.

A pesquisa ocorreu de 6 a 17 de janeiro, antes que a Alemanha ampliasse suas medidas para contenção da pandemia em meio aos casos crescentes da variante Ômicron do coronavírus, que é de rápida disseminação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar