BusinessTimes

Confiança do consumidor alemão fica estável para agosto, aponta GfK

28 jul 2021, 9:35 - atualizado em 28 jul 2021, 9:35
Consumo Alemanha
O índice de confiança do consumidor, baseado em uma pesquisa com cerca de 2 mil alemães, permaneceu em -0,3 ponto (Imagem: REUTERS/Thilo Schmuelgen)

A confiança do consumidor alemão ficou estável para o mês de agosto, à medida que os consumidores estão mais dispostos a gastar, mas com uma visão menos otimista sobre as perspectivas econômicas do que no mês anterior devido às preocupações com o aumento do número de casos de Covid-19, mostrou uma pesquisa nesta quarta-feira.

O instituto GfK informou que seu índice de confiança do consumidor, baseado em uma pesquisa com cerca de 2 mil alemães, permaneceu em -0,3 ponto. A previsão da Reuters era de uma leitura de 1,0.

Após mais de dois meses em constante queda, os casos de Covid-19 têm aumentado desde o início de julho, principalmente devido à disseminação da variante Delta do coronavírus, que é mais contagiosa.

“Isso atualmente impede uma melhora significativa na confiança do consumidor”, disse o especialista em consumo da GfK, Rolf Buerkl, em comunicado, mas acrescentou que a economia doméstica contribuirá positivamente para o crescimento no segundo semestre do ano.

Aproximadamente 60% dos 83 milhões de habitantes da Alemanha tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e cerca da metade está totalmente imunizada.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.