BusinessTimes

Confiança empresarial na Alemanha piora mas não há sinais de recessão, aponta Ifo

24 jun 2022, 8:32 - atualizado em 24 jun 2022, 8:32
Alemanha Bandeira
O Instituto Ifo disse que seu índice de clima de negócios caiu para 92,3 após leitura de 93,0 em maio (Imagem: Reuters/Hannibal Hanschke)

A confiança empresarial alemã caiu mais do que o esperado em junho, mas uma recessão ainda não está à vista apesar do aumento dos preços da energia e da ameaça de escassez de gás, mostrou pesquisa nesta sexta-feira.

O Instituto Ifo disse que seu índice de clima de negócios caiu para 92,3 após leitura de 93,0 em maio, quando o indicador registrou uma recuperação inesperada apesar do impacto econômico da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Pesquisa da Reuters apontava expectativa de queda a 92,9 em junho.

“Apesar do aumento da incerteza, não há sinais de recessão no momento”, disse o especialista do Ifo Klaus Wohlrabe à Reuters. “Entretanto, a ameaça de falta de gás aumentou significativamente a incerteza entre as empresas.”

Nem todos os setores estavam sofrendo da mesma forma, já que a indústria e o varejo sofreram impactos significativos enquanto havia uma clara melhora no setor de serviços, que não é mais afetados pelos lockdowns contra a Covid-19, mostraram os dados.

Entretanto, os gargalos no fornecimento – que estão atrasando os fabricantes de automóveis, por exemplo – diminuíram apenas minimamente e a inflação alta continuou a suprimir os gastos dos consumidores, disse Wohlrabe.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.