Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Confira as cinco melhores mensagens escondidas no blockchain Bitcoin

27/01/2021 - 16:32
É possível incluir mensagens nos blocos transmitidos à rede Bitcoin; confira as cinco mais interessantes (Imagem: Freepik/pikisuperstar)

O blockchain Bitcoin não apenas registra transações; também é repleto de “grafites digitais”, relembra o Decrypt.

Esteganografia é a arte de esconder uma mensagem dentro de outra. Assim, mineradores e usuários incluem informações externas no blockchain Bitcoin desde que o primeiro bloco foi minerado em 2009.

Existem manchetes de jornais, obscenidades, arte, música e filmes, bem como obituários, certidões de casamento e de nascimento escondidos em blocos.

Esse abuso criativo pode fornecer percepções culturais exclusivas. Mesmo se o bitcoin “morresse”, centenas de milhares de cópias do blockchain permaneceriam. Essas mensagens ocultas são imortalizadas por projetos como Doomsday Blockchain e Messages from the Mines.

Espera-se que a legalização das apostas esportivas seja muito significativa aos impostos

1) A manchete do The Times no bloco gênese do Bitcoin

(Imagem: Blockchair)

A mensagem mais famosa do blockchain Bitcoin está na “coinbase” — a parte do bloco que é preenchida pelo minerador — do primeiro bloco.

Satoshi Nakamoto, o anônimo criador do protocolo, inseriu: “The Times, 3 de janeiro de 2009, ‘Chanceler à beira do segundo resgate aos bancos’”, referindo-se ao resgate bancário à beira da Crise Financeira Global de 2008.

Assim, Nakamoto chamou a atenção para sua nova moeda ponto a ponto que ele gostaria que substituísse um sistema monetário imperfeito.

O halving de 2020 e uma mensagem
(quase) secreta para a posteridade

2) A mensagem do halving de 2020 do Bitcoin

A cada quatro anos, acontece o processo de “halving”, uma drástica redução pela metade nas recompensas por bloco.

É um evento marcante, em que muitos fazem contagem regressiva para o acontecimento.

No halving mais recente, em 11 de maio de 2020, no penúltimo bloco, na altura 629,999, o pool de mineração F2Pool decidiu prestar uma homenagem à origem do bitcoin e imortalizar a nova crise financeira.

A manchete incluída foi do New York Times, do dia 9 de abril de 2020: “Com uma injeção de US$ 2,3 trilhões, o plano do Fed é muito superior ao Resgate de 2008”.

3) Julian Assange: “Estamos bem”

(Imagem: NeedFUD)

Em 2016, havia rumores de que Julian Assange, fundador da plataforma Wikileaks, havia falecido, em diversos fóruns na internet. Usando diversos endereços de blockchain pertencentes à organização, Wikileaks publicou a seguinte mensagem:

“1Estamos
1Bem
1Post
18chan
1falso”.

Também houve outro momento em que o Wikileaks enviou uma mensagem ao criador do Bitcoin: “Liberdade de expressão e livre iniciativa! Obrigado, Satoshi!”.

4) Tributo a Len Sassaman

(Imagem: Messages from the Mines)

Os programadores Dan Kaminsky e Travis Goodspeed fizeram um tributo ao criptógrafo Len Sassaman no blockchain Bitcoin após seu falecimento.

“Dedicamos esta gracinha a Len, que acharia isso extremamente engraçado”, escreveram ambos em julho de 2011.

Arte com caracteres é um “easter egg” muito popular. Um outro exemplo é este Papai Noel publicado em 19 de dezembro de 2014 por H. Classen.

(Imagem: Messages from the Mines)

5) Uma mensagem bíblica para se proteger contra “a Marca da Besta”

Quando o bloco 666.666 foi minerado em janeiro de 2020, um minerador ou usuário decidiu pedir por proteção extra e incluiu o seguinte versículo bíblico na coinbase:

Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem (Romanos 12:21).

O número 666.666, a chamada “Marca da Besta” faz referência ao Diabo ou ao Anticristo. Decrypt explica:

A mensagem deixada no bloco, segundo o guia de significados bíblicos Bibref, pode significar viver para o bem dos outros, ser honesto consigo mesmo e superar o mal com o bem — uma referência ao ethos principal do Bitcoin: um sistema monetário justo e inclusivo para todos.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 27/01/2021 - 16:37

Pela Web