Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Confusão no IRB: Guide retira ação das carteiras top picks e dividendos

04/03/2020 - 22:27
Os papéis da resseguradora foram substituídos pela Sanepar e Sul América (Imagem: Reprodução/YouTube IRB Brasil)

Após a confusão em torno da divulgação de informações ao mercado pelo IRB Brasil (IRBR3) e notícias publicadas pelo Estadão que omitiram fontes, depois reveladas como sendo da própria empresa, acerca da participação da Berkshire Hathaway na empresa, a Guide Investimentos optou pela retirada dos papéis das carteiras recomendadas top picks e dividendos.

Veja a nota divulgada pelo time de análise:

Olá,

Em prosseguimentos dos recentes acontecimentos contraditórios a respeito da resseguradora IRB, decidimos por retirar o ativo de nossas carteiras Top Picks e Dividendos, para inclusão de Sanepar (SAPR11) e Sul América (SULA11), respectivamente.

Explicação

A tomada de decisão a respeito de inclusões de ativos em nossas carteiras são sempre baseadas em fatos apresentados pelas empresas, avaliação do cenário dos segmentos as quais se encontram, análises fundamentalistas e potencial retorno que tais ativos possam proporcionar.

No primeiro momento em que uma gestora divulgou duas cartas questionando práticas contábeis da resseguradora, optamos por esperar o resultado referente ao 4T19 da IRB para que pudéssemos analisar mais profundamente se existia fundamento em tais questionamentos e como a empresa se posicionaria naquela altura.

O resultado apresentado pelo IRB apresentou abertura interessante das questões debatidas e, ao nosso ver, não seria motivo para alterarmos nossa postura quanto à empresa. Operacionalmente, o resultado foi robusto e, dado o desconto no patamar de preço daquele ativo, fez sentido optar por mantê-lo em nossas carteiras Top Picks e Dividendos.

Após esse primeiro fato, veículos da imprensa trouxeram a informação de que Ivan Monteiro, presidente do conselho de administração da companhia naquela altura, teria pedido demissão do cargo logo após divulgação do resultado. A primeiro momento, esse fato foi negado pela própria empresa, o que tranquilizou os mercados temporariamente.

Entretanto, na sexta-feira à noite, 28/02/2020, o IRB informou, por meio de comunicado ao mercado, que o pedido de demissão de Ivan Monteiro era real. Mesmo com a nomeação de Pedro Guimarães, atual presidente da Caixa Econômica Federal, para a presidência interina do conselho de administração do conselho, o mercado elevou seu nível de incerteza quanto a veracidade das informações apresentadas pelo management da empresa.

Em um terceiro momento, a divulgação pela imprensa de que a Berkshire Hathaway teria triplicado sua posição na companhia serviu de suporte para confiança do mercado na empresa.

Em um call realizado exclusivamente aos sell sides na segunda-feira, a própria IRB corroborou a veracidade da informação. Entretanto, na terça-feira à noite, a Berkshire emitiu uma nota afirmando que a informação era falsa e que a holding “não é acionista do IRB atualmente, nunca foi e não tem intenção em ser”.

As nossas decisões de inclusão de ativos em nossas carteiras são baseadas em todos tipos de informação. Até o momento em que decidimos por manter a empresa em questão em nossas carteiras Top Picks e Dividendos, o mercado não tinha conhecimento de que a empresa tinha divulgado informações que não eram verdadeiras, seja pelo pedido de demissão de Ivan Monteiro, ou pelo aumento de posição da Berkshire Hathaway na empresa.

Sendo assim, mantemos nossa opinião de que a empresa vem apresentando fortes resultados e que operacionalmente deve se manter como grande líder no segmento.

Entretanto, a relevante falta de confiança do mercado em torno do management da empresa, nos leva a tomar a decisão de retirar o ativo de nossas carteiras Top Picks e Dividendos. Incluiremos Sanepar (SAPR11) e Sul América (SULA11), respectivamente.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

Última atualização por Gustavo Kahil - 04/03/2020 - 22:27