Política

Congresso instala comissão mista para discutir mudanças climáticas

28 ago 2019, 21:43 - atualizado em 28 ago 2019, 21:43
Brasíla Congresso
Composta por 11 senadores, 11 deputados e 11 suplentes, a CMMC tem o objetivo de acompanhar, monitorar e fiscalizar, de modo contínuo, as ações referentes às mudanças climáticas no Brasil (Imagem: Cléber Medeiros/Agência Senado)

O Congresso Nacional instalou nesta quarta-feira (28) a Comissão Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas (CMMC). Composta por deputados e senadores, a comissão será presidida pelo senador Zequinha Marinho (PSC-PA) e terá como relator o deputado Edilázio Junior (PSD-MA). Ambos os parlamentares são de estados de áreas atingidas pelas recentes queimadas na região da Amazônia Legal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O anúncio da retomada das atividades da comissão, criada em 2008 e inativa desde o final do ano passado, foi feito pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), após as queimadas ocorridas na Amazônia. Na ocasião, o parlamentar afirmou que o espaço vai centralizar o debate sobre os incêndios que atingem a Floresta Amazônica.

Composição

Inicialmente, Alcolumbre informou que a presidência da comissão ficaria com senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). No entanto, após votação para escolha dos membros do colegiado, a disputa foi vencida por Zequinha Marinho por um voto de diferença. Para os cargos de vice-presidente e relator foram escolhidos os deputados Sérgio Souza (MDB-PR) e Edilázio Júnior (PSD-MA), respectivamente.

Composta por 11 senadores, 11 deputados e 11 suplentes, a CMMC tem o objetivo de acompanhar, monitorar e fiscalizar, de modo contínuo, as ações referentes às mudanças climáticas no Brasil.

Incêndios

Os incêndios na Floresta Amazônica também mobilizaram parlamentares na Câmara dos Deputados. Nesta quarta-feira, as comissões de Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia aprovaram requerimento para ouvir dois ministros sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou requerimento para ouvir o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no dia 4 de setembro, às 9h30. Já o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, será ouvido no dia 12 de setembro, às 10 horas, em audiência conjunta das comissões de Ciência e Tecnologia, e Meio Ambiente sobre a mudança na direção do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar