Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Congresso realiza seminário “Fake News e Democracia”

11/12/2017 - 17:29

Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional promove, nesta terça-feira (dia 12), a partir das 10 horas, o seminário “Fake News e Democracia”. As chamadas “fake news” são notícias falsas que são disseminadas na internet.

O evento foi proposto pelo presidente do colegiado, Murillo de Aragão, durante a primeira reunião dos novos integrantes do Conselho de Comunicação.

“Nosso objetivo é discutir o risco que as fake news são para a liberdade de informação, as consequências para a democracia e como abordar o fenômeno. Estamos recolhendo opiniões que embasarão uma recomendação e o posicionamento do Conselho sobre propostas que tratam de fake news no Congresso”, disse Aragão.

Devem falar na abertura do evento os presidentes do Senado Federal, Eunício Oliveira; e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Painéis
Após a abertura, serão realizados quatro painéis de discussão. O primeiro tratará sobre “O universo das fake news”. Ele reunirá o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) Márcio Novaes; o diretor de TV Rodrigo Cebrian, produtor do documentário “Fake News: baseado em fatos reais”; o jornalista Manoel Fernandes, sócio da empresa Bites, que presta assessoria em análise de dados digitais para grupos empresariais; e o representante da Fundação Getúlio Vargas Marco Aurélio Ruediger.

O segundo painel debaterá “Os desafios e limites no combate às fake news” e deverá contar com a presença do representante da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) Guilherme Alpendre; e do presidente do Instituto Brasileiro de Direito Digital (IBDDIG), Frederico Ceroy.

O terceiro painel terá como tema “Fake news e plataformas digitais”. Para este debate foram convidados o representante do UOL Rodrigo Flores; o professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Marcelo Vitorino; o gerente de Opinião do Portal R7, Domingos Fraga Filho; e a representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) Bia Barbosa.

O último painel discutirá “Como combater as fake news” e terá como debatedores a representante do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade) Ângela Cignachi; o representante da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) Celso Augusto Schröder; e a diretora do Projeto Credibilidade, Ângela Pimenta.

Participação popular
O seminário será realizado durante todo o dia no auditório do Interlegis, no Senado. As inscrições podem ser feitas na página do Interlegis.

Os interessados também poderão participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo portal e-Cidadania.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: ,

Última atualização por Gustavo Kahil - 11/12/2017 - 17:29

Cotações Crypto
Pela Web