Market Makers

Conheça Roberto Vinháes, o plantador de cacau que revolucionou a Bolsa

12 maio 2023, 11:15 - atualizado em 12 maio 2023, 11:22

Na década de 1980, quando o mercado financeiro brasileiro ainda era um “faroeste”, poucos tinham vontade e coragem de se aventurar na gestão independente de recursos, ainda mais investindo em ações. Fazer isso era coisa de louco.

Mas com grande interesse por investimentos, desde que leu uma reportagem sobre Warren Buffett na revista Fortune, Roberto Vinháes foi um desses pioneiros que ajudou a pavimentar as bases para o crescimento da indústria de fundos no Brasil. Enquanto tudo era mato, ele abriu caminhos.

Sem recursos para sua própria carta patente, Vinháes apostou na criação de uma revista, a Investidor Profissional, para ganhar visibilidade e se diferenciar. Com isso, começaram a chegar os primeiros clientes e surgiu a oportunidade de criar seu primeiro fundo, o Stock-IP2.

O fundo se aproveitou de um momento de alta da bolsa em 1989, quando vieram as privatizações, a chegada dos investidores estrangeiros e o resto é a história de uma das gestoras mais longevas e vitoriosas do Brasil: a IP Capital Partners.

Neste episódio, Roberto Vinháes conta sua trajetória, desde sua emancipação para poder investir, aos 16, à fundação da Nextep, passando pela fundação e ascensão da primeira e mais tradicional gestora de recursos do Brasil, numa época de muita atribulação econômica e pouco respeito aos minoritários. Uma história de resiliência e pioneirismo que ninguém mais tem igual no Brasil.

 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
marketmakers@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar