Renda Fixa

Conheça três investimentos seguros que rendem mais do que a poupança

18 out 2020, 12:05 - atualizado em 19 out 2020, 7:28
Dinheiro Poupança
Segundo dados de 2018 do Banco Central, cerca de 158 milhões de brasileiros guardam dinheiro na poupança, enquanto apenas 1 milhão investe em ações na bolsa (Imagem: REUTERS/Juan Carlos Ulate)

A caderneta de poupança é a principal escolha da população brasileira na hora de investir. Mas é importante saber que existem outros investimentos mais seguros que a poupança e que possuem uma rentabilidade maior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quer saber quais são os investimentos que rendem mais do que a poupança? Ao longo deste post eu te explico tudinho. Vamos lá?

Segundo dados de 2018 do Banco Central, cerca de 158 milhões de brasileiros guardam dinheiro na poupança, enquanto apenas 1 milhão investe em ações na bolsa. São números bem desiguais, não é mesmo?

Além disso, o estudo “Raio X do Investidor” feito pela Anbima mostra que o investidor brasileiro tem um perfil conservador.

Aproximadamente 80% da população opta por deixar o dinheiro na poupança por acreditar que é a única opção segura e a maior parte fica, em média, 11 anos com dinheiro na caderneta. Se você é um dos 158 milhões que usam a poupança, tá tudo bem! Eu entendo sua preocupação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, mesmo sendo um dos investimentos mais seguros do país, a poupança rende apenas 70% da Selic, que é a taxa básica de juros da economia.

E aí você pensa: “Ah, tudo bem render só isso! Pelo menos tenho a garantia que meu dinheiro está salvo”. Mas, se você tem uma opção tão segura quanto (ou até mais segura!) e que rende 100% da Selic, não seria melhor aplicar nela?

A diferença é de 30% ao ano, imagine isso considerando que você deixe o dinheiro por 10 anos na poupança. Pensou? Agora o bolso tá começando a doer, não é?

Atualmente, com a abertura de contas online e a facilidade de uso dos aplicativos disponibilizados pelas instituições financeiras (sejam bancos ou corretoras), está muito mais tranquilo para o investidor sair da poupança e escolher opções mais viáveis, de curto ou longo prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pensando nisso, vou te mostrar 3 opções que são super fáceis de aplicar e que são seguras – ou possuem a garantia do governo federal ou possuem a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Que é uma associação que cobre até R$ 250 mil em caso de a instituição financeira decretar falência ou entrar em liquidação extrajudicial.

Sabendo disso, dá pra ficar bem mais tranquilo em tirar o suado dinheirinho da poupança e aplicar em outras opções mais rentáveis, não é mesmo? Olha só os 3 investimentos que rendem mais que a poupança que separei pra você:

Dinheiro poupança
O CDB são papéis emitidos pelos bancos para arrecadar recursos (Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

1. Tesouro SELIC

O Tesouro SELIC é um título pós-fixado, que pode ser retirado a qualquer momento, sua rentabilidade está atrelada à taxa SELIC. É o investimento mais seguro do país e faz parte dos títulos disponibilizados pelo Tesouro Nacional. Você já ouviu falar do Tesouro?

O Tesouro Nacional é, basicamente, o caixa do governo. É o órgão responsável por administrar os cofres públicos. Isso significa que, quando você investe no Tesouro, você está emprestando dinheiro para o governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É um título que não possui a garantia do FGC, mas nem precisa, né? Afinal, conta com a garantia do próprio governo federal e isso o faz ser o investimento mais seguro do Brasil. Sim, mais do que a poupança!

Para investir no Tesouro SELIC, você precisa ter conta aberta em uma corretora de valores. E é cobrada uma taxa de custódia de 0,25% ao ano no seu investimento, além do Imposto de Renda.

Mas, #ficadica: existem algumas instituições financeiras que já disponibilizam fundos de investimento no Tesouro Selic sem taxa de custódia – como o BTG e a Órama.

2. Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Para que os bancos possam emprestar dinheiro, primeiro eles precisam ter dinheiro, não é mesmo? O CDB é justamente para isso. São papéis emitidos pelas instituições para arrecadar recursos, ou seja, quando você investe no CDB, você está emprestando dinheiro ao banco. Chique, né?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma dica: bancos pequenos e médios costumam pagar mais que 100% do CDI (taxa atrelada a SELIC) nos CDBs., Então, se você optar por investir seu dinheiro no CDB, fique ligado nisso!

Para saber se o banco é seguro ou não, existe um índice chamado “Índice de Basileia”, criado pelo Banco Central, que tem como objetivo atribuir uma “nota” para cada banco, avaliando o risco que a instituição tem de quebrar.

No Yubb a gente disponibiliza esse índice para você. Basta fazer uma busca pelo site, clicar em “mais detalhes”, descer a página e, no canto direito, você encontra a “nota” da instituição. Normalmente, é indicado que o valor seja maior que 8%.

Mas vale lembrar que o investimento em CDB conta com a garantia do FGC – por isso, é uma opção muito segura para o seu dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agronegócio
Quando você investe na LCI ou LCA você está emprestando dinheiro para uma instituição financeira que incentiva o setor imobiliário ou agrícola (Imagem: Jaelson Lucas/Agência de Notícias do Paraná)

3. Letras de Crédito de Agronegócio e Imobiliária (LCA e LCI)

Tanto a LCA, quanto a LCI, são investimentos de renda fixa isentos de Imposto de Renda (IR) e também não possuem o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

São ótimas oportunidades que rendem mais do que a poupança porque, com a isenção do IR, normalmente são investimentos que têm uma boa rentabilidade.

Ambos são títulos de crédito emitidos por instituições financeiras privadas (bancos), mas a única  diferença é que a LCA tem como o objetivo conseguir recursos para o setor agrícola, enquanto a LCI busca recursos para o setor imobiliário.

Então, quando você investe na LCI ou LCA você está emprestando dinheiro para uma instituição financeira que incentiva o setor imobiliário ou agrícola. O rendimento desses títulos aumenta de acordo com o valor aplicado e o prazo estipulado para retirada, que normalmente são datas fixas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E aí, te convenci a fazer seu dinheiro render mais e de forma segura? Pensa nessas três opções com carinho e lembre que o primeiro passo para ter uma vida financeira saudável é aproveitar as melhores oportunidades que existem para fazer seu dinheiro render.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
opiniao@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar