Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Construção civil: Confiança na indústria registra melhor índice para maio em 10 anos

18/05/2022 - 10:00
Atividade e emprego na construção civil também têm melhor quadrimestre desde 2012 (Imagem: REUTERS/Stringer)

O Índice de Confiança do Empresário (ICEI) na indústria de construção civil subiu 0,7 ponto de abril pra maio, somando 56,2 pontos e ficando, portanto, acima da linha divisória de 50 pontos que separa a confiança da falta de confiança.

O resultado é o melhor para maio desde 2012, quando alcançou 60,9 pontos, segundo a Sondagem Indústria da Construção, do CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Conforme o CNI, o dado é “sustentado por expectativas positivas para os próximos seis meses”.

Atividade e emprego

Em abril deste ano, a indústria da construção civil registrou um nível de atividade de 50,1, enquanto o número de empregados no setor ficou em 50,7 pontos, segundo Os dados são os maiores para o mês desde 2012, quando a indústria registrou marcas de 50,6 para a atividade e 51 para emprego.

A atividade, no entanto, apresentou uma queda de 1,2 ponto frente a março; enquanto o número de empregados no setor apresentou alta de 0,7 ponto ante o mês anterior.

Ao considerar os quatro primeiros meses do ano (janeiro a abril), o valor médio do índice do nível de atividade (49,3 pontos) é o maior desde 2012 (49,6 pontos). Já para o nível de empregados, a média (49,5 pontos) do período também é a maior desde 2012 (50,6 pontos).

Expectativas para o setor

O índice de expectativa do empresário em relação ao nível de atividade da construção civil apresentou estabilidade em maio, permanecendo em 58,1 pontos. Já o índice de expectativa de compra de insumos e matérias-primas aumentou 0,3 ponto, para 57,4 pontos.

Conforme o estudo, o empresário espera alta “do nível de atividade, do número de novos empreendimentos e serviços, da compra de insumos e do número de empregados” nos próximos seis meses.

Saiba mais! Desaceleração da inflação no Brasil e menor crescimento mundial:

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Última atualização por Márcio Juliboni - 18/05/2022 - 11:08

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto