Setor Elétrico

Consumo de energia no Brasil sobe 3,4% em agosto com impulso do mercado livre, diz CCEE

10 set 2021, 18:19 - atualizado em 10 set 2021, 18:19
Energia Elétrica
Se excluirmos as cargas que entraram para o segmento nos últimos 12 meses, o avanço seria de 5,2% (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O consumo de energia elétrica no Brasil em agosto avançou 3,4% ante o mesmo período 2020, com impulso do crescimento no mercado livre, informou nesta sexta-feira a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Na comparação com o mesmo mês de 2019, antes da pandemia da Covid-19, houve um avanço de 4,4%.

“A avaliação da CCEE é de que a demanda por eletricidade segue em linha com o esperado, com alta menos acentuada do que as registradas no primeiro semestre deste ano”, afirmou a câmara em nota.

No mercado livre, ambiente em que grandes indústrias e centros comerciais podem negociar diretamente contratos de suprimento, o consumo foi de 22.139 MW médios, montante 10,1% superior a 2020.

Se excluirmos as cargas que entraram para o segmento nos últimos 12 meses, o avanço seria de 5,2%.

Já no mercado regulado, no qual pequenas e médias empresas e consumidores residenciais adquirem eletricidade junto às distribuidoras, a demanda se manteve estável.

As desconsiderar o efeito da migração de cargas no último ano, haveria alta de 2,3% na comparação com 2020.

A CCEE também apresentou dados sobre o impacto da geração distribuída para o consumo de energia no mercado regulado.

Segundo a entidade, o mercado regulado teria registrado uma alta de 1% caso não houvesse a instalação de sistemas de micro e mini produção solar fotovoltaica nas residências e pequenos comércios do país.

Em relação a 2019, o aumento seria de 0,9% nessas mesmas condições.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.