Economia

Consumo em supermercados tem alta anual de 2,79% em setembro, diz Abras

24 out 2025, 4:55 - atualizado em 24 out 2025, 5:10
Supermercados
Abras prevê crescimento de vendas nos supermercados até dezembro (Pixabay/Marco_Pomella)

O consumo no varejo supermercadista do país cresceu 2,79% em setembro na comparação anual, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgados nesta quinta-feira (23).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já na comparação com agosto, o dado teve recuo de 0,94%, por razões sazonais, afirmou a entidade. No acumulado do ano, o índice mostra alta de 2,67%, dentro da projeção de crescimento da Abras de 2,7% em 2025.

A semana a mais no mês de agosto e o aumento do consumo por conta do Dia dos Pais pressionaram o desempenho dos dados de setembro, segundo o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, já que ela “tradicionalmente é uma das datas que mais impulsionam o consumo no terceiro trimestre”.

O relatório de setembro mostrou mudanças nas escolhas do consumidor, já que na cesta de produtos básicos os itens de preço médio ganharam mais participação, passando de 46,3% para 55,2%, enquanto os produtos de preço baixo recuaram de 51,6% para 42,4%. Em mercearia, houve avanço na procura por produtos de preço alto, de 14,4% para 17,4%. Em perecíveis industrializados, o movimento foi similar, com aumento de 22,5% para 24,3%, e em higiene e beleza, o consumo de itens de preço médio cresceu de 23,1% para 25,4%.

Olhando para o restante do ano, Milan avalia que o reforço da renda disponível, somado às datas promocionais e ao pagamento do 13º salário, criam um ambiente favorável à manutenção do consumo nos próximos meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O consumo tende a se manter em ritmo de crescimento até dezembro, apoiado na estabilidade dos preços e na melhora gradual do mercado de trabalho”, comentou o vice-presidente da associação em comunicado da Abras à imprensa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
Leia mais sobre:
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar