MT Labs

Altcoins: Interesse por criptomoedas alternativas ao bitcoin (BTC) dispara; é hora de comprar? 

28 jul 2025, 14:00 - atualizado em 28 jul 2025, 10:50
altcoins criptomoedas criptoativos
Bitcoin (BTC) ainda é a criptomoeda mais procurada do mercado, mas altcoins chamam atenção por seu alto potencial de valorização. (Imagem: Montagem feita com Canva Pro)

Uma classe de criptomoedas tem chamado a atenção dos investidores nos últimos tempos – as moedas alternativas ao bitcoin (BTC).

Apelidadas de altcoins, os ativos são conhecidos por acompanharem de perto as valorizações do BTC, com uma pequena diferença – as valorizações costumam ser maiores e mais explosivas do que aquelas protagonizadas pelo bitcoin.

Dados do Glassnode, publicados em 23 de julho, indicam que todos os setores de criptomoedas alternativas ao bitcoin tiveram uma performance superior a ele na semana do dia 13.

À frente da onda de valorizações está o ethereum (ETH). A segunda maior criptomoeda do mercado passou por um período de “vacas magras”, mas vem se recuperando desde o começo do mês – até o fechamento desta matéria, sua valorização no mês já ultrapassa os 48%.

E os exemplos vão além: Solana (SOL), por sua vez, disparou 27% no último mês. Para fins de comparação, o bitcoin apresentou uma alta mais modesta no mesmo período – de cerca de 9,5%.

O que explica o apetite por altcoins? 

Segundo a publicação, o aumento do apetite por altcoins explica-se pelo fenômeno da rotação de capital ao longo da curva de risco.

Basicamente, o que ocorre é um movimento de migração de capital para ativos de maior risco e potencial de valorização mais acelerada, conforme o bitcoin e o ethereum se consolidam como opções de investimento mais consolidadas no criptomercado.

Outro ponto favorável é o aumento de liquidez das stablecoins, criptomoedas com lastro em ativos do mundo real. 

Essas moedas estão passando por seu próprio processo de consolidação, impulsionado pela recente aprovação do Genius Act, projeto de lei que regulamenta as stablecoins nos Estados Unidos. A medida é positiva não apenas para essa classe de criptoativos, mas também para a confiança geral do mercado.

Mesmo assim, a publicação salienta que o bitcoin ainda é a criptomoeda com maior volume de capitalização no mercado – e é preciso lembrar que, para fins de proteção, é prudente manter uma carteira diversificada.

ALTCOINS: QUAIS SÃO INDISPENSÁVEIS NESSE MOMENTO, SEGUNDO ESPECIALISTAS?

O ‘filé mignon’ do criptomercado: quais criptomoedas alternativas valem o investimento nesse momento? 

Dado o histórico de ganhos exponenciais possibilitados por altcoins, não é de surpreender que tantos investidores se voltem para esses ativos buscando lucro.

No entanto, o alto potencial vem acompanhado de altas volatilidades – é fundamental escolher com cuidado onde investir.

Para ajudar, o Crypto Times, editoria de criptoativos do Money Times, elaborou uma curadoria exclusiva de recomendações – e você pode acessar gratuitamente clicando aqui.

Além de ter acesso aos nomes das altcoins recomendadas pelas mais influentes corretoras e gestoras do mercado, você pode receber boletins diários gratuitos a respeito dos acontecimentos mais recentes do mundo das criptomoedas.

Para desbloquear seu acesso, basta clicar no botão e seguir as instruções.

QUERO ACESSAR A LISTA DE ALTCOINS RECOMENDADAS PELAS PRINCIPAIS CORRETORAS E GESTORAS

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência como pesquisadora e redatora.
fernanda.lopes@empiricus.com.br
Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência como pesquisadora e redatora.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar