MT Labs

Bear Market e Bull Market: o que são os ciclos do mercado e como afetam as criptomoedas

18 mar 2022, 10:00 - atualizado em 18 mar 2022, 14:17
Bearish Bullish Queda Alta
Expressões são comuns para se referir ao mercado acionário, mas também podem se aplicar às criptomoedas; saiba mais (Imagem: Freepik/starline)

Se você conhece o mercado financeiro, é bem provável que conheça as expressões Bear Market e Bull Market. Esses termos tradicionalmente são vistos quando falamos de Bolsa de Valores, mas acabaram pegando também no mercado de criptomoedas

Esses jargões são utilizados para falar das tendências de alta e baixa do mercado. No caso de ativos tão voláteis quanto as criptomoedas, é preciso agir com sabedoria e estratégia em momentos extremos como esses.

O que caracteriza um Bear Market?

O Bear Market, ou “mercado do urso”, indica períodos de tendência de queda. Por mais que às vezes um ou outro ativo escape disso, o sentimento geral do mercado é de alerta para desvalorização.

A expressão vem do ataque do urso, que derruba outros animais em direção ao solo. Seguindo essa analogia, ativos com uma performance abaixo da média e que mantém a tendência de queda acabam pressionando o mercado. O medo do prejuízo é grande nesse cenário.

A perspectiva pessimista pode estar atrelada a diversos fatores e o cenário macroeconômico tem um grande peso. Inflação em alta, tensões políticas e a queda do PIB são fatores de atenção para a aproximação de um período de Bear Market.

Em cenário de Bear Market, é comum que as pessoas vendam seus ativos por medo do que está por vir. No entanto, em alguns casos, este momento também pode ser visto como uma oportunidade de entrada, permitindo a compra de diversos ativos por um valor mais baixo do que de fato valem.

Nesse caso, o planejamento se torna ainda mais vital para manter a carteira com uma boa rentabilidade e adequada a cada momento do mercado.

QUER COMPRAR CRIPTOMOEDAS? CONHEÇA MAIS SOBRE A BITCOINTRADE

O que caracteriza um Bull Market?

O Bull Market, ou “mercado do touro”, indica um período de tendência de alta progressiva e consistente no mercado. O touro usa seus chifres para atacar de baixo para cima, jogando as presas para o alto; por isso, o animal simboliza períodos de grande valorização. 

Por esse motivo, o touro é também o ícone de Wall Street. Onde há uma estátua do animal feita em bronze, com mais de três metros de altura, localizada no coração do distrito financeiro de Nova York, bem em frente à bolsa de valores.

Touro de Wall Street, em Nova Iorque, representando bull market
(Imagem: Shutterstock)

Nesse momento, as pessoas ficam mais otimistas, intensificando suas compras de ativos. Isso aquece ainda mais o mercado e potencializa a valorização dos preços.

Com o otimismo e as boas perspectivas, é necessário se planejar para não sair comprando ativos “no calor da emoção”. Altas exponenciais podem ser muito atrativas, mas é preciso estudar quais são os melhores ativos para a sua carteira e qual é o momento de entrada ideal.

Decisões impulsivas em momentos de muita esperança em Bull Market podem levá-lo a amargar perdas depois de algum tempo, já que muitos produtos podem ficar mais caros do que se espera. Portanto, ter cautela é fundamental.

QUER NEGOCIAR CRIPTOMOEDAS? CONHEÇA A BITCOINTRADE

Como identificar essas tendências?

Uma das formas de identificar se o mercado está em Bull Market ou Bear Market é avaliar se o  valor do principal índice do ativo em questão está em alta ou queda consistente. 

No caso das criptomoedas, na falta de um índice oficial (como o Ibovespa), as moedas maiores e mais consolidadas acabam servindo como referência para identificar o momento do mercado. A principal delas é o Bitcoin, por ser o ativo digital com maior valor de mercado e volume de negociação.

Não dá para saber quanto tempo essas tendências de alta ou baixa vão durar. Podem ser apenas algumas semanas extremas, mas também é possível que o cenário se arraste por anos. Os termos são usados para falar de renda variável ‒ ativos voláteis, que têm a imprevisibilidade como principal característica.

O que fazer nesses cenários?

Para fazer boas estratégias, é preciso tomar decisões racionais. Nos momentos em que o mercado está se movendo de forma mais intensa, como acontece em Bull e Bear Market, muitas pessoas acabam tomando decisões precipitadas no calor do momento.

Ir às compras de forma indiscriminada em período de Bull Market dificilmente será um bom negócio. O otimismo e a esperança por valorizações dos ativos podem encher os olhos, mas o mercado é imprevisível e é necessário ter cautela.

Da mesma forma, vender todo o seu portfólio nas quedas intensas de Bear Market, por medo do que pode vir em seguida, também não é uma boa ideia. O melhor é agir de forma mais racional, traçando um plano bem definido para proteger o seu patrimônio e continuar buscando bons resultados.

Quer comprar criptomoedas? BitcoinTrade oferece plataforma segura e profissional 

Entrar no mercado de criptomoedas pode ser bem mais simples do que você imagina. A BitcoinTrade oferece todas as ferramentas que você precisa para negociar cripto com segurança e praticidade ‒ seja no Bull ou no Bear Market. 

Na BitcoinTrade, é possível comprar e vender criptoativos, depositando dinheiro em reais via TED ou DOC. Além disso, você tem acesso a outras vantagens como:

  • Mais de 25 criptoativos disponíveis no portfólio da exchange; 
  • Enviar e receber moedas de outra carteira por meio de código ou endereço;
  • Acesso às cotações dos ativos em tempo real;
  • Negociações seguras dos ativos, com biometria e autenticação por dois fatores. 

A abertura de conta na BitcoinTrade é gratuita e pode ser feita em menos de 5 minutos. Através de uma plataforma intuitiva e fácil de usar, você consegue negociar suas criptomoedas em poucos cliques, seja você iniciante em cripto ou trader profissional. 

Para conhecer mais sobre a BitcoinTrade, basta clicar no botão abaixo:

QUERO CONHECER MAIS SOBRE A BITCOINTRADE E NEGOCIAR CRIPTOMOEDAS 

No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site