Direcional (DIRR3) toma lugar de IRB Brasil (IRBR3) em carteira de ações para dividendos do BTG Pactual em dezembro; entenda
Na semana passada, o BTG Pactual apresentou sua carteira recomendada de ações para dividendos referente a dezembro, trazendo algumas mudanças. Entre elas, a retirada dos papéis da IRB Brasil (IRBR3), que foram substituídos pelas ações da Direcional (DIRR3).
De acordo com o banco de investimentos, a troca busca aproveitar o ambiente macroeconômico favorável para as construtoras voltadas ao segmento de habitação popular, impulsionado pelo forte desempenho do programa Minha Casa Minha Vida, que vem permitindo um crescimento acelerado das companhias, aliado a retornos elevados.
- LEIA TAMBÉM: O BTG Pactual selecionou as cinco ações mais recomendadas para investir com foco em distribuição de proventos em dezembro; clique aqui para acessar as indicações
Por que a Direcional (DIRR3)?
A Direcional (DIRR3) é uma das maiores construtoras e incorporadoras do país, com 40 anos de história e mais de 220 mil unidades entregues pelo Brasil.
Hoje, a companhia é uma referência em empreendimentos do MCMV, atuando em todas as faixas do programa e ajudando famílias com renda de até R$ 12 mil por mês a terem acesso a subsídios e condições de financiamento facilitadas.
Para o BTG Pactual, a Direcional está muito bem-posicionada para se beneficiar do cenário favorável para o Minha Casa Minha Vida, aproveitando sua forte equipe de engenharia e o controle rigoroso das operações para se expandir – principalmente no novo MCMV Faixa 4, por meio da Riva, incorporadora do grupo.
“Também acreditamos que a empresa está pronta para apresentar resultados sólidos no 4º trimestre e pode surpreender os investidores em termos de crescimento (já que as estimativas consensuais para 2026 permanecem conservadoras)” explicou a equipe de análise do banco.
Além do potencial de crescimento, os analistas do BTG Pactual ressaltam que a Direcional oferece uma oportunidade atraente para obter um dividend yield robusto. O banco espera que a empresa anuncie um dividend yield de 13% até o final do ano.
Corte de juros à vista?
Além disso, vale lembrar que um ciclo de corte de juros está no radar para o início do ano que vem. É esperado que, na primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de 2026, marcada para os dias 27 e 28 de janeiro, o Banco Central anuncie o primeiro corte da Selic.
Para a Direcional – e o setor de construção civil como um todo —, o início do ciclo de corte de juros é positivo pois significa:
- Redução de custos de financiamento: juros mais baixos tornam o crédito imobiliário mais acessível e barato para o comprador final;
- Aumento da demanda: com parcelas de financiamento menores, a atratividade de comprar um imóvel aumenta, o que tende a impulsionar vendas e lançamentos de novos projetos;
- Melhora nas condições da operação: as empresas do setor, como a Direcional, dependem de capital para financiar seus empreendimentos. Juros mais baixos reduzem o custo de captação de recursos e empréstimos para as construtoras, melhorando suas margens de lucro e fluxo de caixa.
Embora a Direcional já opere com margens sólidas e tenha um foco grande no programa MCMV, que possui regras de financiamento facilitadas, um cenário de juros em queda melhora o ambiente de negócios como um todo e tende a ser visto de forma muito positiva pelo mercado.
Conheça a carteira completa de dividendos para dezembro
A Direcional é apenas uma das recomendações feitas pelo BTG Pactual para buscar dividendos em dezembro. Além dela, há outros quatro papéis de empresas que estão em um bom momento de compra agora, na visão do banco de investimentos.
Todos os meses, a equipe de análise do BTG “garimpa” a bolsa em busca das melhores empresas sob a ótica de geração total de valor ao acionista com foco na distribuição de proventos.
“Realizamos uma análise focada em ativos de alta qualidade, com resiliência de entrega de resultados e geração de caixa”, explicam os analistas responsáveis pela carteira, Bruno Henriques, Luís Mollo e Marcel Zambello.
E a boa notícia é que essa carteira recomendada está disponível para qualquer leitor interessado, como cortesia do BTG Pactual. Para acessar, basta ter uma conta aberta no portal de conteúdo do banco, o BTG Content. A abertura de conta é gratuita e pode ser feita em poucos cliques (veja como abrir a sua aqui).
Nessa plataforma, o BTG Pactual oferece relatórios com análises de mercado, carteiras recomendadas, informações sobre investimentos e até podcasts gerados por Inteligência Artificial, para facilitar o acesso rápido a insights para o seu patrimônio.
Portanto, se você quiser conhecer todas as ações recomendadas pelo BTG para buscar dividendos em dezembro, além de todos os outros conteúdos produzidos pelo banco de forma gratuita, clique no botão abaixo e crie seu acesso.
GRATUITO: SAIBA EM QUAIS AÇÕES INVESTIR PARA BUSCAR DIVIDENDOS EM DEZEMBRO, SEGUNDO O BTG PACTUAL
DISCLAIMER
Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).