Investimentos em 2026: Analistas estão otimistas, mas destacam o que pode gerar volatilidade nos mercados
Após um 2025 marcado por resultados expressivos no mercado financeiro, será que 2026 tem potencial para manter o ritmo de otimismo? Para os analistas Alexandre Alvarenga e Laís Costa, da Empiricus Research, o ambiente segue favorável para os ativos brasileiros, ainda que acompanhado de uma dose relevante de volatilidade.
No último report mensal da Família FoFs Melhores Fundos, da Empiricus Asset, eles se juntaram a Pedro Fiorentino, analista da gestora, para revisitar os principais acontecimentos do ano passado e antecipar o que pode movimentar os mercados nos próximos meses.
Entre os principais destaques de 2025 está o aumento de fluxo estrangeiro na bolsa brasileira. Com o enfraquecimento do dólar e a redução do excepcionalismo americano, muitos investidores “gringos” alocaram capital em mercados emergentes, como o Brasil.
Não é à toa que o Ibovespa registrou uma alta de quase 34% em 2025. Mas não foram só os ativos de risco que tiveram um ano positivo. Impulsionados pela reta final de isenção e juros em patamar elevado, os ativos de crédito isentos de Imposto de Renda também “surfaram” um fluxo intenso no último ano.
O cenário internacional teve mais turbulência no caminho, mas ainda assim entregou retornos atrativos para os investidores. O grande tema de 2025 foi a inteligência artificial – Pedro Fiorentino defende que a corrida por IA é a “Guerra Fria 2.0” -, que levou as bolsas americanas a um desempenho animador.
Em meio a esse cenário doméstico e global, a Empiricus Asset ressaltou a performance de cada portfólio da Família FoFs Melhores Fundos no último ano, com destaque para um fundo de previdência com exposição a ações que entregou retorno de 28,64% ao longo de 2025 (veja em detalhes aqui).
Além disso, os especialistas comentaram o que esperar daqui para frente. Entenda quais são as projeções a seguir e assista o vídeo na íntegra clicando abaixo:
FAMÍLIA FoFs MELHORES FUNDOS: CONFIRA O REPORT COMPLETO
Quais devem ser os principais temas nos mercados nos próximos meses?
“Deve ser mais um ano bom para os ativos de bolsa”. É nisso que acredita a analista Laís Costa, da Empiricus Research. Para ela, os investimentos de risco brasileiros devem performar positivamente em 2026 principalmente por dois fatores:
- A iminente queda da taxa Selic; e
- A corrida eleitoral.
Na visão da analista, a taxa básica de juros deve encerrar o ano por volta de 12% a.a., o que já seria suficiente para impulsionar os investimentos de renda variável. Ela explica que os cortes devem começar em março e ser pausados pouco antes das eleições para evitar os ruídos políticos.
Além disso, uma possível alternância de poder na decisão eleitoral desse ano pode movimentar positivamente os ativos de risco, embora Laís Costa espere muitas turbulências no caminho.
Na renda fixa, a preferência continua sendo por ativos indexados à inflação e pelos títulos prefixados, principalmente em um cenário de queda da Selic.
Já o cenário americano também deve girar em torno dos cortes de juros, como explica a analista:
“A gente espera dois cortes de juros, possivelmente o primeiro depois da transição do Federal Reserve [de saída do Jerome Powell, prevista para esse ano], quando grande parte do Comitê se tornará a favor de cortes adicionais na curva americana. Com essa política externa, a gente espera um ambiente bem volátil para esse ano.”
Além das perspectivas dos analistas da Empiricus Research, Alexandre Alvarenga também conversou com outros gestores do mercado para entender como está o “clima” entre os institucionais. Alguns dos principais destaques são as posições em juros brasileiros, bolsa local e americana e o investimento em ouro.
VEJA O QUE ESPERAR DE 2026 NO ÚLTIMO REPORT DA FAMILIA FOFS MELHORES FUNDOS
Confira a performance da Família FoFs Melhores Fundos neste cenário mais otimista
Em meio a um ambiente mais positivo para os mercados, os portfólios da Família FoFs Melhores Fundos “surfaram” rendimentos bem positivos.
No segmento de multimercados, o fundo que se destacou em dezembro foi o Empiricus FoF Melhores Fundos Conservador, com alta de quase 1%. Porém, o pódio do desempenho anual ficou para o Empiricus FoF Melhores Fundos Retorno Absoluto, que entregou um retorno de 17,26% no último ano – muito acima do benchmark CDI.
Já na renda variável, o fundo Empiricus FoF Melhores Fundos Ações surpreende no acumulado de 2025. Embora o portfólio tenha registrado queda de -0,56% em dezembro devido ao desempenho do Alaska Institucional (-7,26%), o FoF registrou alta de 30,26% no último ano.
Entre as previdências, os maiores ganhos no ano foram nos portfólios com pitada adicional de risco. O Empiricus FoF SuperPrevidência Arrojado e Empiricus FoF SuperPrevidência Ações entregaram, respectivamente, 25,46% e 28,64% em 2025.
Já o destaque de dezembro foi o Empiricus FoF SuperPrevidência Conservador, que registrou performance mensal de 0,79%.
Para conferir o desempenho completo dos portfólios da Família FoFs Melhores Fundos, basta acessar este link ou o vídeo abaixo: