Conteúdo Mercado Bitcoin

O que são airdrops de criptomoedas e como recebê-los?

10/05/2022 - 10:00
mercad bitcoin
Os airdrops de cripto são uma estratégia de marketing que pode beneficiar o investidor do criptomercado. Nessas ações, ocorre a distribuição gratuita de tokens para alguns usuários (Imagem: Mercado Bitcoin/Divulgação)

Você já parou para pensar que diversas ações das corretoras de criptomoedas que você utiliza e acompanha podem ser estratégias de marketing? Pois bem, isso é mais comum do que você imagina.

O mercado de criptomoedas é inundado de novidades diariamente. Com tantos novos projetos surgindo neste universo em expansão, é necessário tomar algumas medidas para garantir o destaque do seu produto e conquistar usuários e investidores, fundamentais para manter o projeto andando.

Os airdrops de criptomoedas são um exemplo prático de estratégia de marketing que pode ser aplicada no mercado cripto e costuma fazer sucesso com os investidores. Nesse tipo de ação, ocorre a distribuição de tokens entre usuários ativos e/ou usuários em potencial, geralmente de forma gratuita.

Para que servem os airdrops de cripto?

Os airdrops de criptomoedas podem ser úteis para beneficiar projetos de blockchain em diversos aspectos.

  • “Presentear” clientes fiéis, estimulando o engajamento deste público;
  • Atrair clientes para a marca com a divulgação de novos projetos de uma forma que beneficia o investidor;
  • Divulgar a marca ao estimular ações como o compartilhamento de posts nas redes sociais;
  • Criar liquidez para novos ativos e estimular a alta de seu valor no longo prazo.

Como funcionam os airdrops de cripto?

Em geral, os airdrops distribuem alguns tokens, como criptomoedas ou NFTs, para diversas carteiras. Eles podem ser feitos sem a necessidade de nenhuma ação por parte do usuário presenteado, ou exigir a conclusão de tarefas para a liberação das criptos. Essas ações geralmente envolvem compartilhamentos em redes sociais ou inscrições para receber conteúdos relacionados ao projeto.

Os airdrops podem funcionar de duas maneiras:

Airdrops anunciados

Os projetos ou empresas divulgam a distribuição de tokens previamente, anunciando datas, regras e outras informações aos interessados por meio de seus sites e redes sociais. Dessa forma, a ação chama a atenção dos usuários e deixa o projeto em evidência.

Airdrops não anunciados

Nesses casos, não há qualquer divulgação ou anúncio em torno da distribuição. Os tokens são enviados para algumas carteiras selecionadas, cativando os usuários pela surpresa.

VEJA COMO NEGOCIAR TOKENS CRIPTOMOEDAS SEM PARTICIPAR DE AIRDROPS

Tipos de airdrops

Apesar do funcionamento dos airdrops de cripto ser parecido, é possível classificá-los em 4 tipos principais, conforme a estratégia usada por trás:

Padrão

O tipo padrão compreende os airdrops básicos, sem grandes diferenciais. Não há muitas regras definidas para a distribuição de tokens, que costuma ser feita para várias carteiras.

Exclusivo

Nesse caso, os airdrops são enviados a um grupo selecionado de usuários. Geralmente os escolhidos são usuários comprometidos e engajados no projeto, ou os que acompanham a empresa há mais tempo.

De recompensa

Os airdrops de recompensa são liberados com a condição da conclusão de alguma atividade, como compartilhar publicações sobre o projeto nas redes sociais ou realizar um cadastro para receber conteúdos da empresa. Nesse caso, é comum que exijam provas de que a tarefa foi realizada antes da liberação dos tokens.

De holders

Os airdrops para holders distribuem tokens gratuitamente a investidores que mantêm uma determinada quantidade de certa criptomoeda em sua carteira. São coletados dados dos holdings, ou seja, os patrimônios em cripto dos investidores, em um determinado dia. Aqueles que atenderem o “corte” para receber os tokens, podem resgatar os airdrops gratuitamente.

É comum que este modelo seja disponibilizado para holders de moedas que representam as maiores comunidades do criptomercado, como Bitcoin e Ethereum.

Como encontrar airdrops?

Não é difícil encontrar airdrops de criptomoedas, já que muitos projetos divulgam seus airdrops e as regras de participação em seus sites e perfis nas redes sociais.

Caso queira fazer uma busca direta por este tipo de ação, algumas alternativas são a pesquisa pela hashtag #airdrops no Twitter e a pesquisa em sites direcionados ao tema, como o airdropalert.com. O CoinMarketCap disponibiliza um calendário de airdrops em curso que também pode ser útil para “garimpar” airdrops.

Como participar de airdrops de cripto?

Para poder receber os tokens, é necessário que você tenha uma carteira digital de acordo com a blockchain de distribuição dos airdrops. Ou seja, se a distribuição for feita na rede do Ethereum, por exemplo, o usuário deverá ter uma carteira compatível com a blockchain, como a MetaMask.

LEIA TAMBÉM: Você já tem uma carteira digital? Conheça a melhor forma de armazenar suas criptomoedas

No caso das distribuições padrão, enviar o endereço da carteira digital é o único pré-requisito para receber as criptomoedas grátis. Em airdrops de recompensa, de holders ou exclusivos, é preciso fazer parte da lista de investidores selecionados ou comprovar a realização das tarefas solicitadas pelo projeto para ser elegível ao recebimento dos criptoativos.

Airdrops famosos

Desde o surgimento do Bitcoin, foram lançados milhares de airdrops. Entre tantas ações, algumas se destacam:

Auroracoin

O primeiro airdrop de cripto foi lançado na Islândia, em 2014. Foram distribuídas 31,8 Auroracoin (AUR), uma moeda criada para ser uma alternativa ao Bitcoin. Na época, a ação não foi bem e o token perdeu cerca de 50% de seu valor após a distribuição.

Binance

A Binance é uma das maiores plataformas de criptomoedas do mundo e também já usou a estratégia para chamar atenção para si. Em 2017, um projeto de blockchain de contratos autônomos chamado Dfinity distribuiu o equivalente a US$ 35 milhões de criptoativos.

Uniswap

Em setembro de 2020, a corretora descentralizada Uniswap criou e distribuiu 400 tokens UNI para todos os usuários que tivessem acessado sua plataforma antes daquele mês. O UNI é um token de governança, então seus holders têm o direito de participar de decisões relacionadas ao desenvolvimento do projeto.

Como evitar golpes em airdrops?

Com tantas ações no mercado, pode ser difícil distinguir airdrops verdadeiros dos golpes (scam). Por isso, é importante fazer suas próprias pesquisas antes de realizar a inscrição em airdrops, sobretudo quando dados da sua carteira forem solicitados para a ação.

Os golpes podem acontecer de diversas formas. Há casos em que os criminosos fazem uma distribuição de pequenas quantidades de criptoativos que acabam “esquecidas” nas carteiras de grandes investidores. Dessa forma, os golpistas conseguem acesso às movimentações da carteira do usuário, quebrando sua privacidade.

Em outros golpes, os criminosos desviam criptomoedas das carteiras dos usuários ou se passam por outras pessoas ou organizações para acessar dados dos investidores.

Para garantir sua segurança, consulte sempre o site e redes sociais oficiais do projeto e confira se o evento é real, pesquise os detalhes da empresa e veja como é a fama dela na comunidade cripto. 

Também é possível criar uma carteira diferente, com outro endereço de e-mail, apenas para receber airdrops. Dessa forma, sua carteira pessoal fica protegida. De qualquer maneira, caso não encontre mais informações sobre o projeto, pode ser mais sensato ignorar o airdrop.

Além dos airdrops, você pode entrar no mercado cripto com segurança por meio de exchanges especializadas

Os airdrops são uma opção para obter criptomoedas grátis, mas têm seus riscos. Se você quiser negociar criptoativos com total segurança e praticidade, o melhor caminho é comprar criptomoedas em uma plataforma especializada, como o Mercado Bitcoin.

O Mercado Bitcoin é a maior plataforma de criptoativos da América Latina e oferece um sistema seguro e intuitivo para você negociar sem qualquer “dor de cabeça”. Você pode abrir uma conta gratuita agora mesmo e começar a investir com apenas R$ 50, que podem ser depositados via PIX. A plataforma conta com diversos benefícios: 

  • Abertura de conta gratuita;
  • Não há taxa de manutenção da conta;
  • Negociações 24 horas por dia;
  • Possibilidade de comprar e vender ativos pelo computador ou pelo celular;
  • Plataforma segura e confiável;
  • Boa liquidez dos ativos.

ABRA SUA CONTA GRATUITA NO MERCADO BITCOIN E NEGOCIE CRIPTOMOEDAS COM FACILIDADE E SEGURANÇA