MT Labs

Renda extra mensal corrigida pela inflação: veja por que investir em imóveis é uma das melhores alternativas para sua carteira

07 fev 2022, 10:00 - atualizado em 03 fev 2022, 16:59
Prédios espelhados com uma arte de gráfico sobreposta
Comprar um imóvel para alugar é um dos caminhos rumo à independência financeira; veja quais critérios avaliar antes de colocar ativos imobiliários na carteira  (Imagem: Shutterstock)

O sonho da casa própria é quase que universal, todo mundo quer um espaço para chamar de seu. Mas adquirir uma casa ou apartamento tem outras vantagens além de assegurar a moradia. Imóveis, quando bem selecionados, podem ser ótimos investimentos, especialmente em momentos que o Ibovespa performa mal, como agora. Além disso, a solidez e segurança de ter um ativo “real”, de tijolo, costumam ser atrativos a mais para os brasileiros, que ainda estão engatinhando quando o assunto é mercado acionário. 

As vantagens de ter um ativo imobiliário são várias e devem entrar em consideração quando você estiver decidindo o seu próximo investimento:

  • Diversificação do portfólio: Você provavelmente já deve ter ouvido falar que não é bom colocar todos os ovos no mesmo cesto. Ao diversificar sua carteira, você busca lucros com diferentes classes de ativos e pode ganhar dinheiro, mesmo quando alguns deles performam mal. 
  • Dinheiro extra todo mês: A renda proporcionada pelo aluguel costuma ser um dos maiores atrativos dos imóveis, afinal, é uma forma de ter uma grana a mais “pingando” na conta todos os meses. 
  • Renda corrigida pela inflação: Como os contratos de aluguéis são corrigidos pela inflação (o índice mais usado é IGP-M, mas há uma tendência de utilização crescente do IPCA), você não perde poder de compra e ainda pode se beneficiar dos ciclos de alta, como este que estamos vivendo agora. 
  • Construção de independência financeira: Ter imóveis no portfólio é um dos caminhos para viver apenas da renda dos seus investimentos, a tão almejada independência financeira. Afinal, é possível ter excelente qualidade de vida e atingir objetivos ao receber bons aluguéis todos os meses. 

QUER SABER QUANTO RECEBERIA DE ALUGUEL PELO SEU IMÓVEL? CLIQUE AQUI PARA USAR UM SIMULADOR GRATUITO DO QUINTOANDAR

O que avaliar na hora de comprar um imóvel para aluguel?

Mas é claro que não basta apenas encontrar qualquer casa ou apartamento por aí e já sair comprando, pois nem todos se provarão bons investimentos. Se você pensa em investir em imóveis para fazer uma renda a mais com aluguel, há alguns pontos essenciais a considerar. Como se trata de um aporte inicial grande, é preciso olhar para todos os fatores com calma e consideração.

A localização talvez seja o mais importante deles, especialmente em grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro. Ter fácil acesso a comércios e serviços, estrutura de transporte público e segurança são alguns dos indícios que apontam para um bom imóvel. 

Outro fator importante é a estrutura do empreendimento em si, uma vez que apartamentos ou casas que estão em condições muito ruins podem acabar saindo mais caros do que o esperado, devido aos custos de reformas. 

Para evitar dor de cabeça, antes de se envolver na compra de um imóvel, também é essencial checar se a documentação está em ordem, se não há nenhum imbróglio judicial atrapalhando. Afinal, assim como as reformas, as soluções jurídicas podem ser um custo a mais. 

Considerando tudo isso, chega a hora de avaliar o chamado “rental yield”, a métrica usada pelo setor para calcular o retorno que um investidor provavelmente obterá por meio do aluguel. Assim acontece com os “dividend yields” para as ações pagadoras de dividendos, o cenário ideal é ter um rental yield elevado, pois é um sinal de que seu investimento rende bem. 

O interessante é que no QuintoAndar, a maior imobiliária da América Latina, é possível procurar imóveis para comprar já com a estimativa de retorno financeiro do investimento e o valor estimado do aluguel.

Simulação de retornos com aluguel, pela plataforma do Quinto Andar
(Imagem: Divulgação/Quinto Andar)

 Na plataforma, também é possível utilizar filtros para buscar imóveis para investir. 

Filtro para busca de imóveis no Quinto Andar
(Imagem: Divulgação/Quinto Andar)

Imóvel comprado, e agora?

Depois de ter o imóvel já em seu nome e pronto para alugar, vem a etapa final: achar um inquilino que seja bom pagador e honre seus compromissos. Lidar com imobiliárias e burocracia pode deixar esse processo bem estressante, além de demorado. Por isso, o QuintoAndar facilita todo o processo. 

Com uma plataforma simples e intuitiva, você pode colocar seu imóvel para alugar com mais facilidade e contar com um processo online e ágil para anúncios e fechamento de contratos. Entre as vantagens de colocar seu imóvel para alugar pelo QuintoAndar, estão:

  • Rapidez: na plataforma, um imóvel é alugado a cada 7 minutos;
  • Anúncios dos imóveis com fotos profissionais sem ter que pagar nada;
  • Avaliação de crédito rigorosa das pessoas interessadas;
  • Contratação de aluguel online;
  • Segurança: você recebe o dinheiro do aluguel mesmo se o inquilino atrasar;
  • Cobertura de até R$ 50 mil contra danos ao final da locação.

E, se você já tem ou pretende ter imóveis como investimentos, pode usar o simulador de aluguel online e gratuito para ter noção de qual seria a sua renda extra mensal com o ativo. 

A ferramenta, idealizada pelo QuintoAndar, é uma mão na roda para calcular o rental yield e avaliar se vale a pena colocar determinado ativo imobiliário na carteira ou não.

QUERO SIMULAR O VALOR DO ALUGUEL DE FORMA GRATUITA E ONLINE

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduanda na ESPM. É coordenadora de marketing do Seu Dinheiro e do Money Times. Entrou para o mercado financeiro inesperadamente e está sempre disponível para falar sobre inovação, criatividade e cultura pop.
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduanda na ESPM. É coordenadora de marketing do Seu Dinheiro e do Money Times. Entrou para o mercado financeiro inesperadamente e está sempre disponível para falar sobre inovação, criatividade e cultura pop.