Conteúdo Empiricus

TSMC34: ação da taiwanesa é oportunidade ou risco com Trump na presidência?

23 jul 2024, 14:00 - atualizado em 23 jul 2024, 11:41
Donald Trump eleição americana presidencial Estados Unidos 2024 Casa Branca entrevista reportagem revista Time até onde pode ir presidente imigração aborto sobretaxa china segurança
(Imagem: REUTERS/ Alyssa Pointer)

Ações da Taiwan Semiconductor Manufacturing (B3: TSMC34 | NYSE: TSM), mais conhecida como TSMC e uma das principais concorrentes da Nvidia, chegaram a cair cerca de 10% na semana passada. 

O motivo da queda foram as recentes declarações de Donald Trump, que sugeriu que Taiwan teria “roubado” o negócio de semicondutores dos Estados Unidos, além de que a ilha deveria pagar aos EUA pela defesa que o país oferece contra a China.  

O comentário gerou dúvidas em relação a qual seria a abordagem do republicano quanto a Taiwan, caso retorne à Casa Branca. 

O mercado receia que a vitória de Trump nas eleições americanas possa comprometer as cadeias globais de abastecimento. Diante desse cenário, surge a questão: 

Após uma valorização de até 107,4% neste ano (quando o papel chegou à máxima de R$ 129,61) ainda vale a pena manter as ações da TSMC na carteira, considerando os riscos geopolíticos e a possibilidade de Trump vencer as eleições em novembro?

Para o analista de ações internacionais da Empiricus Research, Enzo Pacheco, a TSMC34 segue sendo uma das principais oportunidades de investimentos para aqueles que querem ter uma parcela do seu portfólio exposto à tese de inteligência artificial

Apesar do cenário de curto prazo ser desafiador, o papel da maior fabricante mundial de semicondutores continua sendo uma das 10 ações internacionais presentes na Carteira Mensal de BDRs indicada pela Empiricus. Você pode conferir todas as recomendações como cortesia, de forma 100% gratuita, clicando no link abaixo. 

O jogo ainda não acabou para TSMC: companhia deve gerar resultados para o acionista, embora curto prazo seja desafiador 

TSMC, principal rival da Nvidia e maior fabricante de chips e semicondutores do mundo - Imagem: Divulgação
TSMC, principal rival da Nvidia e maior fabricante de chips e semicondutores do mundo – Imagem: Divulgação

Ainda há várias razões para apostar na maior fabricante de chips do mundo, de acordo com Enzo Pacheco:

1. Resultados do último trimestre superaram as expectativas e mostram demanda aquecida

A divulgação do balanço do segundo trimestre (2T24) da TSMC superou as expectativas dos analistas, evidenciando que a demanda por chips para o desenvolvimento da inteligência artificial segue firme e forte, afirma o analista da Empiricus. 

A empresa reportou vendas de US$ 20,82 bilhões, o que representa um crescimento de 32,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. O total de chips equivalentes enviados foi de 3,125 milhões, alta de 7,2% na comparação anual.

Além disso, o lucro bruto do trimestre totalizou 358,13 bilhões de dólares taiwaneses (NT$), o que corresponde a uma alta de 37,6% na comparação anual e que representa uma margem bruta de 53,2% no trimestre (acima do intervalo projetado anteriormente pela direção).

Para os próximos trimestres, espera-se que a empresa continue registrando lucros robustos, impulsionada pela crescente demanda por chips devido aos avanços em inteligência artificial. Nesse contexto, quem estiver posicionado, terá a chance de lucrar. 

CARTEIRA DE MELHORES AÇÕES INTERNACIONAIS PARA INVESTIR HOJE 

2. Ação da TSMC ainda é a mais barata entre as suas concorrentes 

Apesar de TSMC34 acumular retorno de +87% do início do ano até hoje, o papel ainda é um caminho para se expor ao segmento de semicondutores a um preço relativamente acessível

Afinal, segundo Enzo Pacheco, a ação de TSMC é negociada por menos de 28 vezes seus lucros futuros. Já Nvidia (NVDA | NVDC34) e Advanced Micro Devices (AMD | A1MD34), suas principais concorrentes, estão negociando acima das 40 vezes.  

Parte desse desconto está associada aos receios geopolíticos de alguns investidores, especialmente devido à tensão entre China e Taiwan. 

No entanto, considerando a importância estratégica da TSMC para a economia global e sua tecnologia avançada em relação às principais concorrentes, Pacheco acredita que qualquer episódio contra a companhia será altamente calculado, a fim de evitar maiores problemas.

Esse protagonismo deve permitir à empresa manter sua liderança por um bom tempo — razão pela qual Enzo Pacheco adicionou a TSMC em sua carteira de 10 melhores BDRs.

E se você busca surfar com as melhores ações do exterior, você vai gostar de conhecer algumas das mais promissoras para se ter no portfólio:

TSMC34 é apenas uma das 10 melhores ações internacionais para investir hoje

A Empiricus Research, empresa do grupo BTG Pactual, disponibiliza como cortesia o acesso à carteira 10 Melhores Ações Internacionais, sem nenhum custo. 

  • Todas as indicações são BDRs negociados na bolsa brasileira. Dessa forma, é possível surfar a valorização dos papéis sem a necessidade de ter dólares, abrir uma conta no exterior ou lidar com moedas estrangeiras.

TSMC é apenas uma das 10 empresas que você vai encontrar na carteira. Esta que abrange o segmento não só de tecnologia, mas também de consumo, energia e varejo. 

Para conferir o nome e tese de todas as ações gratuitamente, basta clicar no botão abaixo e deixar seu melhor contato:

LIBERE SEU ACESSO ÀS 10 AÇÕES INTERNACIONAIS AGORA

* Investimentos envolvem riscos. Além disso, retornos passados não garantem retornos futuros.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Redatora do Money Times
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e redatora para os portais Seu Dinheiro e Money Times
leticia.pinheiro@empiricus.com.br
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e redatora para os portais Seu Dinheiro e Money Times

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar