Bancos

Continuaremos a agir até que expectativa para inflação em 2024 caia, diz diretora do BC

30 set 2022, 14:07 - atualizado em 30 set 2022, 14:07
Fernanda Guardado
Em evento promovido pelo banco HSBC, Guardado afirmou não ser bem-vindo que expectativas de inflação fiquem altas por período longo (Imagem: Flickr/Raphael Ribeiro/BCB)

O Banco Central continuará a agir até que as expectativas de mercado para a inflação em 2024 caiam, disse nesta sexta-feira a diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos da autarquia, Fernanda Guardado, ressaltando que a autoridade monetária não pensa em corte de juros neste momento.

Em evento promovido pelo banco HSBC, Guardado afirmou não ser bem-vindo que expectativas de inflação fiquem altas por período longo.

“Nós vamos continuar a agir e perseverar na nossa estratégia enquanto não vermos não apenas a desinflação que esperamos, mas também ter certeza de que (a expectativa para) 2024 está voltando em direção ao centro da meta de inflação”, disse.

Segundo o mais recente boletim Focus divulgado pelo BC, a expectativa do mercado para a inflação em 2024, atual foco da política monetária, está em 3,50% –há um mês estava em 3,41%. A meta para 2024 é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto para mais ou para menos.

“Há muita ansiedade quando a cortes (de juros), nós não estamos lá, não é onde nosso ‘mindset’ está agora, agora estamos tentando avaliar os riscos, há muita incerteza”, acrescentou.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.