Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Contração da Zona do Euro no 1º trimestre é mais fraca do que o esperado

08/06/2021 - 7:47
Zona do Euro Alimentos Consumo
A agência informou que o aumento dos estoques contribuiu postivamente com 0,7 ponto percentual para o dado trimestral, e o investimento e o comércio acrescentaram 0,1 ponto cada (Imagem: Reuters/Eric Gaillard)

A economia da zona do euro contraiu bem menos do que o esperado no primeiro trimestre do ano, mostraram dados revisados da agência de estatísticas da UE, com o aumento dos estoques e investimentos compensados pelos gastos reduzidos do consumidor.

A Eurostat informou que o Produto Interno Bruto dos 19 países que usam o euro contraiu 0,3% sobre o trimestre anterior e 1,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. As estimativas divulgadas há três semanas eram de recuos respectivamrente de 0,6% e 1,8%.

A agência informou que o aumento dos estoques contribuiu postivamente com 0,7 ponto percentual para o dado trimestral, e o investimento e o comércio acrescentaram 0,1 ponto cada.

A queda do consumo das famílias devido aos lockdowns por conta da pandemia subtraiu 1,2 ponto percentual, enquanto os gastos do governo foram neutros.

A contração de 0,3% do PIB acontece após queda trimestral de 0,6% nos três meses anteriores, o que significa que a economia da zona do euro caiu em sua segunda recessão técnica desde o início da pandemia de Covid-19.

Gostou desta notícia? Baixe o nosso app para ler, em apenas um clique, esta e mais de 150 matérias diárias.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 08/06/2021 - 7:47

Pela Web