Agenda do Dia

Copom puxa orelha para fiscal e fala de inflação alta; veja a íntegra da ata e confira a agenda desta terça (26)

26 mar 2024, 8:32 - atualizado em 26 mar 2024, 8:32
banco central galípolo ata copom fiscal inflação agenda
Agenda: Ata do Copom destaca a importância da firme persecução das metas fiscais já estabelecidas. (Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino)

O Banco Central divulgou a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O documento aponta para as projeções da autoridade monetária sobre a economia e fatores que estão pesando no afrouxamento da taxa Selic.

Um dos pontos citados é em relação ao fiscal. O BC destaca a importância da firme persecução das metas fiscais já estabelecidas para a ancoragem das expectativas de inflação — que estão desancoradas e acima do esperado, o que traz preocupação para os dirigentes.

“O Comitê avalia que a redução das expectativas requer uma atuação firme da autoridade monetária, bem como o contínuo fortalecimento da credibilidade e da reputação tanto das instituições como dos arcabouços fiscal e monetário que compõem a política econômica brasileira”, diz o texto.

  • [Evento online e 100% gratuito] Luis Stuhlberger, Daniel Goldberg, Marcos Troyjo e outros grandes economistas e gestores debatem cenário macro e oportunidades de investimentos; saiba como participar

Para o Banco Central, o cenário de inflação se mostra mais incerto: se por um lado há arrefecimento nas projeções de alimentação para o curto prazo, por outro há surpresas de alta na inflação de serviços.

Sobre futuros cortes, o Copom destaca que o cenário requer maior flexibilidade para conduzir a política monetária apropriada para o atingimento da meta de inflação e que percebe a necessidade de se manter uma política monetária ainda contracionista.

Veja a ata do Copom na íntegra

Confira a agenda econômica desta terça-feira (26)

Horário País Indicador
02h00 Japão CPI
05h30 Hong Kong Balança Comercial
08h00 Brasil Sondagem da Indústria (Março)
08h00 Brasil Ata do Copom
09h00 Brasil IPCA-15 (Março)
10h00 EUA Índice de Preços de Imóveis (Janeiro)
11h00 EUA Índice de Confiança do Consumidor (Março)
16h00 Argentina Atividade Econômica (Janeiro)
17h30 EUA Estoques de Petróleo Bruto API (Semanal)

Política

Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra com o presidente da França Emmanuel Macron. A pauta do encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está direcionada para questões ambientais, políticas e estratégicas.

Conforme comunicado do Planalto, a viagem intensifica a cooperação entre Brasil e França e estreita os acordos comerciais entre os países.

Confira a agenda do presidente Lula desta terça-feira (26)

Horário Programação Local
09h Ministro da Casa Civil, Rui Costa Palácio do Planalto
10h Cerimônia de Assinatura de Atos relacionados ao Programa MOVER e Debêntures de Infraestrutura Palácio do Planalto
13h Partida para Belém Base Aérea de Brasília
15h10 Chegada a Belém Base Aérea de Belém
16h Reunião bilateral com o Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron Baía do Guajará – Belém
17h Visita à produtora de chocolate “Filha do Combu”, na comunidade ribeirinha da Ilha do Combu Ilha do Combu – Belém
17h30 Encontro com lideranças indígenas e cerimônia de condecoração do líder indígena Raoni Ilha do Combu – Belém
20h35 Partida para o Rio de Janeiro Base Aérea de Belém
23h50 Chegada ao Rio de Janeiro Aeroporto Santos Dumont – Rio de Janeiro

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.