Internacional

Coronavírus altera padrões de compra na China, afirma Alibaba

13 fev 2020, 14:17 - atualizado em 13 fev 2020, 14:17
Alibaba Varejo
Questionada sobre os efeitos para o Alibaba, a diretora financeira foi cautelosa em fazer estimativas, porque o trimestre de março está apenas na metade (Imagem: Reuters/Aly Song)

O Alibaba Group alertou que o surto de coronavírus, que já matou mais de 1,3 mil pessoas na China, está causando um forte impacto sobre consumidores e comerciantes do país e afetará o crescimento da receita no atual trimestre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Alibaba, a primeira grande empresa chinesa de tecnologia a divulgar balanço desde o surgimento da epidemia em janeiro, disse que o vírus afeta a produção na economia porque muitas pessoas não podem ir ao trabalho ou desempenhar suas funções.

O surto também mudou os padrões de compra: os consumidores diminuíram os gastos discricionários, como viagens e restaurantes.

A gigante chinesa de comércio eletrônico fez os comentários depois de divulgar fortes resultados financeiros no trimestre encerrado em dezembro. A receita subiu 38%, acima do esperado, para 161,5 bilhões de yuans (US$ 23,1 bilhões), enquanto o lucro líquido aumentou 58%, para 52,3 bilhões de yuans.

Mas o CEO Daniel Zhang e a diretora financeira Maggie Wu foram claros sobre as consequências do vírus para funcionários, fornecedores e comerciantes. Muitos lojistas que trabalham com a empresa não conseguiram normalizar as operações devido à falta de funcionários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A epidemia impactou negativamente a economia geral da China, especialmente os setores de varejo e serviços”, disse Wu em teleconferência após os resultados. “Embora a demanda por bens e serviços exista, os meios de produção na economia foram prejudicados pela abertura tardia de escritórios, fábricas e escolas após o feriado do Ano Novo Lunar.”

Questionada sobre os efeitos para o Alibaba, a diretora financeira foi cautelosa em fazer estimativas, porque o trimestre de março está apenas na metade.

“A receita geral será impactada negativamente”, disse Maggie, acrescentando que o impacto no crescimento pode ser “significativamente” negativo.

Zhang disse que a empresa observa mudanças relativamente significativas nos padrões de compra. Enquanto a entrega de alimentos está crescendo, áreas como roupas e eletrônicos enfrentam problemas logísticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele alertou que a divisão de comércio eletrônico sofreu um impacto negativo nas duas primeiras semanas após o feriado. Pedidos de restaurantes e reservas de viagens também foram atingidos.

O Alibaba está lançando programas especiais para apoiar comerciantes, como a redução das taxas cobradas e o fornecimento de subsídios à equipe de entrega. Zhang disse que a empresa tenta manter a própria equipe segura, e muitos funcionários estão trabalhando de casa.

“Fizemos todos os esforços para proteger a segurança de nossos funcionários”, afirmou.

Zhang acrescentou que mais funcionários estão retornando ao trabalho em Pequim, Guangzhou e Shenzhen. Muitas empresas de logística também estão recuperando capacidade nos últimos 12 dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar