Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Coronavírus e petróleo mostram pontos fracos do Brasil, diz Fitch

Márcio Juliboni
11/03/2020 - 12:45
Dólar
Alta indesejada: Fitch alerta para o fato de que Brasil possui muitas dívidas atrelada ao dólar (Imagem: Reuters/Ricardo Moraes)

O agravamento da epidemia de coronavírus e a crise do petróleo podem agravar a situação fiscal e, portanto, o humor do mercado em relação a alguns países, incluindo o Brasil

A avaliação é da agência de classificação de risco Fitch, em relatório sobre os impactos desses fatores no risco de crédito de diversos governos nacionais.

A Fitch observa que a queda da cotação do petróleo tende a ser mais prejudicial que o coronavírus, tanto para economias desenvolvidas, quanto para os emergentes.

Isto porque, as medidas econômicas anticíclicas, adotadas pelos governos nacionais, para estimular a atividade seriam rapidamente revertidas com a volta do crescimento.

O mais preocupante, segundo a agência, é o impacto da queda das commodities (incluindo o petróleo) na balança comercial – e, por tabela, nas contas públicas – de países emergentes.

Alerta

Embora o Brasil não seja tão vulnerável, quanto países como Angola, Iraque e o Gabão, que geram mais de 70% de receitas com exportações, não há motivos para ficarmos sossegados.

“O humor dos investidores pode, por fim, afetar o fluxo de capitais, e países emergentes, cujas moedas mais se desvalorizaram frente ao dólar desde o fim de 2019, incluem Brasil, Uruguai, África do Sul e Chile”, afirma a agência.

O efeito da alta do dólar é a pressão sobre as dívidas públicas. A Fitch lembra que o Brasil está entre as nações com mais compromissos em moeda estrangeira, incluindo dívidas de curto prazo, ao lado de Índia, Turquia e Polônia.

Isso significa que um salto da moeda americana pode comprometer a capacidade de pagamento, tanto de companhias privadas, quanto do próprio país.

Última atualização por Márcio Juliboni - 11/03/2020 - 12:45

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web