Corretora BitMEX implementa procedimentos de identificação que podem agradar reguladores

14/08/2020 - 9:44
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
A nova decisão poderá ajudar a BitMEX a expandir para novas jurisdições e evitar a ira de reguladores (Imagem: Freepik/pikisuperstar)

Nesta sexta-feira (14), a corretora de derivativos cripto BitMEX anunciou que começará a pedir que usuários verifiquem suas identidades no fim deste mês.

Conhecida por ser uma pioneira no setor de derivativos cripto e negociação de alta alavancagem, a BitMEX facilita a negociação de US$ 1 bilhão em criptoativos por dia, segundo dados da Skew.

Em uma publicação, a empresa disse que irá lançar seu novo Programa de Verificação de Usuários no dia 28 de agosto. BitMEX disse que “todos os clientes precisarão realizar verificações de identidade nos próximos seis meses”.

A corretora pedirá que usuários enviem documentos que confirmem sua identidade e localização. De certa forma, é um afastamento da marca nativa cripto e libertária pela qual a empresa é conhecida, mas poderá ajudar a BitMEX a expandir para novas jurisdições e evitar a ira de reguladores.

A Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC) lançou uma investigação sobre a empresa sediada nas Ilhas Seychelles para permitir que americanos negociem na corretora, segundo noticiado pela Bloomberg em julho de 2019.

Em entrevista ao The Block, o diretor comercial Ben Radclyffe disse que o objetivo da empresa é acrescentar novos procedimentos de “know-your-customer” (KYC), algo como “conheça seu cliente”, que ajudarão, a longo prazo, a tornar tudo “mais transparente, preciso ao discutir coisas com reguladores e apoiar esses reguladores”.

Por que soluções de identidade digital são importantes?

Poderia servir como um impulso a curto prazo, admitiu Radclyffe. Inúmeras novas plataformas de negociação surgiram nos últimos meses e não exigem o tipo de processo de verificação que a BitMEX agora irá implementar.

Tais plataformas abocanharam a participação de mercado da BitMEX e a iniciativa poderia acelerar isso, segundo especialistas da indústria.

Participação de mercado de posições abertas de futuros de bitcoin (Imagem: The Block Research)

Ainda assim, Radclyffe diz que certos clientes pediram à corretora que apresentasse esses procedimentos. Ele acrescentou que “uma decente proporção de nossos volumes é verificada”.

Em relação às especificidades do programa, a publicação disse que usuários da plataforma teriam que passar por um processo de quatro etapas:

Usuários individuais terão de enviar a imagem de sua identificação e do comprovante de endereço, tirar uma selfie, bem como responder algumas perguntas de múltipla escolha sobre a fonte dos fundos e experiência de negociação.

Deve levar cerca de cinco minutos para completar tudo, do início ao fim. Contas corporativas continuarão passando pelo processo já existente de verificação e nossa equipe está pronta para guiá-las da forma mais rápida e eficiente possível.

A aplicação dos processos de KYC vem após o anúncio de que a BitMEX iria reestruturar sua empresa-mãe.

A nova entidade, 100x Group, comanda as operações já existentes da empresa e parece estar buscando por “uma visão mais ampla de remodelar o sistema moderno e digital de finanças em um que seja inclusivo e forneça autonomia”.

Radclyffe disse que as ambições do 100x para a BitMEX vão além da listagem de outros criptoativos.

“Expansão de nosso produto sempre foi parte de nossa estratégia”, disse ele. “Eu acho que entender melhor a nossa base de clientes permitirá que personalizemos melhor essas ofertas de produto.”

Identidade digital pode solucionar os problemas
de privacidade e de cumprimento a leis?

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 14/08/2020 - 9:44

Cotações Crypto
Pela Web