Economia

CPI: Às vésperas da divulgação, este fator pode colocar juros dos EUA na corda bamba; confira

09 abr 2024, 15:27 - atualizado em 10 abr 2024, 10:16
juros americanos cpi o que esperar
Preço do petróleo é fator que pode influenciar dados do CPI, dizem especialistas (Imagem: Getty Images/Canva Pro)

Nesta quarta-feira (10), o Departamento do Trabalho americano divulgará o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês). O mercado estará atento aos dados divulgados, que deverão lançar luz ao futuro das taxas de juros nos Estados Unidos (EUA), com as atenções voltadas para os preços elevados do petróleo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O petróleo Brent foi negociado acima de US$ 91 por barril recentemente, com alta semelhante para o West Texas Intermediate (WTI), superando US$ 86 por barril. A commodity foi influenciada por conflitos geopolíticos.

O mercado tem uma expectativa de aumento em 0,3% tanto para o índice geral do CPI quanto para o núcleo, que exclui elementos mais voláteis, como alimentos e combustíveis, o que representaria uma queda em relação ao dado anterior de 0,4%.

Para o acumulado de 12 meses, a projeção para o núcleo de fevereiro é que ele passe de 3,8% para 3,7%. Enquanto isso, o índice geral pode apresentar alta para 3,4%, ante 3,2% em fevereiro.

CME FedWatch Tool, ferramenta que analisa as probabilidades de cortes nas taxas de juros, apresenta junho como a data favorita, com 57,6% de chance de redução.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Economistas ao redor do mundo fazem suas apostas para o CPI

Economistas do Bank of America (BofA) esperam que, na variação mensal, o núcleo do CPI apresente uma redução em direção a 0,2%, devido a um leve declínio em preços de bens e à menor pressão sobre os serviços básicos.

Segundo eles, o mercado observa de perto “bens e abrigos” para uma leitura da trajetória futura da inflação. E complementam: “embora os preços mais elevados do petróleo exerçam pressão ascendente sobre a inflação, o aumento registrado até a data terá pouco efeito sobre o núcleo do CPI”.

“Ainda que os preços mais elevados do petróleo possam conduzir a expectativas de inflação mais elevadas, os níveis atuais estão bem consistentes com o objetivo de 2% do Federal Reserve (Fed)”, finalizam.

Para Thomas Monteiro, estrategista-chefe do Investing.com, o destaque vai para a escalada das commodities no último mês, tornando a divulgação do CPI mais sensível. Ele afirma que isso eleva o risco do aumento de pressões externas sobre o Fed para manter a taxa de juros elevada por mais tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“No entanto, do ponto de vista do Fed, acredita-se que uma surpresa no CPI não deva forçar uma mudança imediata de planos — precisamente devido à disparidade citada acima”, afirma Monteiro.

Ele ainda afirma que os investidores não devem se deixar levar pela possível volatilidade após a divulgação do indicador, “uma vez que uma reversão completa da tendência do mercado ainda é improvável, embora uma queda de curto prazo seja o resultado mais provável”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
giovanna.pereira@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar