CPI: Inflação dos EUA acelera em abril e vai a 2,3% em 12 meses

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos (EUA) subiu 0,2% em abril, informou o Departamento do Trabalho nesta terça-feira (13). A inflação norte-americana acumula alta de 2,3% em 12 meses.
A leitura de abril veio abaixo das estimativas do mercado, que esperava uma alta mensal de 0,3% e anual de 2,4%, segundo mediana das projeções coletadas pelo Broadcast.
O índice de energia subiu 0,7% em abril. No período, o índice de eletricidade (0,8%) mais do que compensou a queda do índice da gasolina (-0,1%).
Os alimentos, por outro lado, caíram 0,1%, com o índice de alimentação em casa desacelerando 0,4% e alimentação fora de casa avançando 0,4% no mês.
- VEJA TAMBÉM: Em quais ações investir neste mês? Veja a carteira recomendada da Empiricus Research, BTG Pactual e outras corretoras e casas de análise do mercado
O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 0,2% no mês passado e foi a 2,8% em um ano.
A inflação do país acelerou frente ao terceiro mês do ano, quando o CPI caiu 0,1% e o núcleo avançou 0,1%.
O Federal Reserve acompanha de perto a evolução dos preços, uma vez que o resultado das medidas protecionistas de Trump preocupam o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês). Lembrando que o CPI não é o índice de inflação preferido do Fed para balizar a decisão de juros, e sim o PCE.