Economia

Credit Suisse melhora projeção para crescimento econômico do Brasil em 2022 a 1,4%

12 maio 2022, 15:10 - atualizado em 12 maio 2022, 15:10
desemprego
A taxa de desemprego, por sua vez, encerrou o primeiro trimestre em 11,1%, melhor resultado para o período desde 2016 (Imagem: Jeso Carneiro/Flickr)

O Credit Suisse melhorou acentuadamente sua estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para este ano, a 1,4%, após dados sobre o setor de serviços desta quinta-feira terem surpreendido positivamente, embora tenha baixado a projeção para a atividade em 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anteriormente, o banco privado esperava expansão econômica de apenas 0,2% em 2022. A revisão para cima veio na esteira da notícia de que o volume de serviços do Brasil saltou 1,7% em março sobre fevereiro, resultado mais forte para o mês na série histórica iniciada em 2011 e bem acima da expectativa em pesquisa da Reuters, de alta de 0,7%.

“As surpresas para cima nos serviços foram mais expressivas em setores que foram fortemente afetados pela pandemia, indicando uma recuperação mais rápida do lado da oferta da economia. Além disso, a demanda permaneceu robusta apesar do aperto das condições financeiras e da inflação mais alta”, disse o Credit Suisse em relatório assinado por Solange Srour, Lucas Vilela e Rafael Castilho.

“A forte surpresa para cima confirma uma dinâmica muito melhor para a atividade econômica vista em outros indicadores econômicos (incluindo produção industrial, vendas no varejo e taxa de desemprego)”, o que justifica a melhora de 1,2 ponto percentual no prognóstico de crescimento deste ano, disse o banco privado.

Os dados mais recentes do IBGE mostraram que a produção industrial do Brasil teve seu primeiro ganho trimestral em um ano nos primeiros três meses de 2022, enquanto o setor varejista cresceu mais do que o esperado em março.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A taxa de desemprego, por sua vez, encerrou o primeiro trimestre em 11,1%, melhor resultado para o período desde 2016.

Apesar da melhora na expectativa de crescimento para este ano, o Credit Suisse reduziu sua projeção para a expansão econômica em 2023 a 0,9%, de 2,1% antes.

O credor citou expectativa de elevação da Selic para patamares bastante elevados até o fim desde ano e de início mais tardio de um ciclo de afrouxamento monetário como responsáveis pelo ajuste, além de uma “perspectiva piorada para o crescimento econômico global no próximo ano”.

Os juros básicos brasileiros devem encerrar este ano em 14% e o próximo em 9,5%, de acordo com o cenário atual do Credit Suisse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta semana, o banco elevou seus prognósticos para a inflação em 2022 e 2023, a 9,8% e 5,1%, respectivamente, estimando que a alta do IPCA superará o teto da meta perseguida pelo Bacen por três anos consecutivos.

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Receba as newsletters do Money Times!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Compartilhar

A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.