CryptoTimes

Crescimento do protocolo 0x é resultado de novas recamadas e lojas de NFTs

13 dez 2019, 11:59 - atualizado em 06 jan 2020, 10:09
“Recamada” (relayer) é a segunda categoria de redes P2P, que registra as ordens individuais e as organiza em um livro-razão para estimular a experiência de uma corretora sem de fato ser uma. Ajuda os usuários a criarem e sinalizarem ordens ou encontrarem as que eles querem preencher. Os usuários não precisam ter tokens, mas não podem operar sem uma assinatura para cada ordem (Imagem: Nichanan Kesonpat)

Em 2019, 0x, um dos projetos de finanças descentralizadas (DeFi, em inglês) mais antigos, esteve criando algo às escondidas e os resultados estão começando a aparecer.

Após a queda no volume no início do ano, aumentou significativamente no primeiro semestre após a maior recamada até agora, Tokenlon, ir ao ar.

Apesar de o ritmo de crescimento ter diminuído, a equipe realizou atualizações notáveis na terceira versão, criada para aumentar a liquidez por meio de fazedores de mercado incentivantes.

Esses fazedores de mercado de recompensas de incentivos de liquidez baseados em stake são proporcionais às taxas de protocolo geradas das próprias ordens e do stake de tokens da 0x (ZRX).

Além disso, a terceira versão forneceu pontes de liquidez para permitir que os projetos DeFi acessassem liquidez on-chain de corretoras descentralizadas (DEXs), como a Kyber e Uniswap, além dos pools de liquidez da rede 0x.

Tradução feita a partir do gráfico fornecido pela Messari

As três maiores recamadas são todas de corretoras descentralizadas e totalizam 98% do volume.

No entanto, isso não abrange todo o contexto. Se você olhar para o número de negociações, são dominadas por lojas de NFT (tokens não fungíveis), como a loja dentro do jogo Gods Unchained e TokenTrove (que negocia as cartas colecionáveis nos jogos Gods Unchained e Cheeze Wizard).

Essas lojas foram ao ar no mês passado e demonstram o uso do protocolo 0x fora da especulação de criptoativos.

Tradução feita a partir do gráfico fornecido pela Messari

A terceira versão foi um grande marco para o 0x, pois alterou, significativamente, a tokeconomia.

Mudanças de liquidez baseadas em stake ajudaram a alavancar liquidez para projetos como Synthetix no passado, mas a viabilidade a longo prazo ainda gera dúvidas.

Agora que as mudanças estão no ar, 2020 vai ser um grande ano para que o protocolo 0x prove que é capaz de competir no crescente universo competitivo das corretoras descentralizadas.

messari@moneytimes.com.br