CryptoTimes

Criador de Bored Ape Yacht Club remove código que permitia criação infinita dos NFTs

08 jun 2022, 9:04 - atualizado em 08 jun 2022, 9:04
Bored Ape Yacht Club
A remoção do código evita que Bored Ape Yacht Club fique mais vulnerável a outros ataques. (Imagem: Bored Ape Yacht Club/Reprodução)

O criador de Bored Ape Yacht Club (BAYC), Yuga Labs, removeu a habilidade de criar uma quantidade infinita de tokens não fungíveis (NFTs) da coleção, mais de um ano após ter dito que faria isso.

A remoção também elimina uma vulnerabilidade para um potencial hack que poderia inundar o mercado com novos Apes.

“O proprietário do contrato foi queimado. Embora quiséssemos fazer isso há algum tempo, não fizemos, pois não tínhamos muita cautela. Pareceu confortável fazer isso agora. Está tudo pronto”, disse o cofundador e desenvolvedor de Yuga Labs conhecido como EmperorTomatoKetchup no Twitter.

EmperorTomatoKetchup e outro cofundador de Yuga Labs conhecido como Gargamel forneceram um link para a transação em que o código foi removido, com o registro de hora marcando 20h07min, no horário de Brasília, no dia 7 de junho.

O problema sobre uma possível criação infinita de BAYC foi levantando em junho de 2021, quando o CEO de NonFungibles, Dan Kelly, apontou no Twitter que, segundo um código no blockchain da Ethereum, era possível Yuga Labs criar quantos NFTs da coleção quisesse.

Na época, a conta oficial de Bored Ape Yacht Club no Twitter respondeu que obviamente nunca usaria esse código e que planejava remover a habilidade de criar infinitos Apes dali alguns dias.

No entanto, um ano se passou e a remoção ainda não havia acontecido. Um desenvolvedor de NFT conhecido como “foobar” reparou que o tal código ainda existia e que Yuga Labs nunca o tinha removido.

Bored Ape Yacht Club completa 1º aniversário;
veja o que fez a coleção se destacar

Uma preocupação a menos para donos de Bored Ape Yacht Club

Ter o código revogado pode ser um alívio para donos de NFTs BAYC, visto que a coleção já passou por três ataques de phishing nos últimos dois meses, sendo dois no canal do Discord e um, no Instagram.

O ataque de phishing mais recente à coleção aconteceu no canal no Discord, no último final de semana. Com o ataque, o hacker conseguiu roubar 200 ETH (US$ 357 mil) em NFTs de usuários.

No Twitter, o perfil oficial de Bored Ape Yacht Club informou no final de semana que seus servidores no Discord haviam sido “brevemente hackeados”, mas que a equipe havia identificado e solucionado o problema rapidamente.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Crypto Times no Telegram. Você acessa as notícias do mundo cripto em tempo real e ainda pode participar das discussões da comunidade. Entre agora para o grupo do Crypto Times no Telegram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.