Segurança

Criminosos usam CPFs vazados em novo golpe por SMS; entenda

13 ago 2023, 9:00 - atualizado em 13 ago 2023, 9:05
Cartão golpes virtuais
Empresa alerta sobre novos golpes. (Imagem: Unsplash/@rupixen)

O uso de CPFs para aplicação de golpes, por meio de SMS, tem se tornado comum, segundo a empresa especializada em cibersegurança e privacidade digital, Kaspersky.

A partir de vazamentos de dados, golpistas conseguem o CPF real das vítimas e golpe é iniciado com mensagens maliciosas enviadas por um “número curto”.  No caso dos golpes com 0800, o criminoso pede para a vítima entrar em contato por ligação com o suposto número fornecido para confirmar a conta e agência, para roubá-la.

Nessas situações, é comum o golpista questionar se o correntista tem alguma autenticação temporária ativada. Caso afirmativo, será solicitado o código de ativação para que os criminosos possam concretizar o golpe.

De acordo com a empresa, a conversa ainda se prolonga mais um pouco, pois a mensagem de SMS falsa avisa sobre uma suposta penhora ou até transação não autorizada. O criminoso se aproveita disso para informar a vítima que irá cancelar os cartões da conta e pede o número do cartão de crédito.

“Como esses números são ferramentas legítimas de comunicação, o conhecimento sobre o golpe é a melhor prevenção”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky. 

  • Tchau, deflação: Depois da queda em junho, IPCA volta a subir 0,12% em julho: Entenda quais devem ser os efeitos para o Ibovespa no Giro do Mercado desta sexta-feira (11), é só clicar aqui para assistir.  Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.

Como evitar golpes?

Para evitar ser vítima de um golpe como o descrito, especialistas indicam saber verificar se uma mensagem é verídica. Além disso, recomendam que:

  • Caso você receba mensagens ou e-mails como essas, jamais faça o que é pedido, como ligar para o 0800.
  • Se você realmente desconfia da transação, ligue nos canais oficiais de comunicação de seu banco, que pode ser localizado em seu cartão, por exemplo.
  • Jamais passe seus dados por mensagens SMS, WhatsApp ou similares, em números que ligam para você. Se houver alguma informação suspeita, ligue também para a verdadeira central de atendimento, que pode ser encontrada digitando manualmente o site na URL do navegador.

Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.