CryptoTimes

Criptomoeda brasileira poderá ficar pronta em 2022, afirma presidente do Banco Central

04 set 2020, 13:40 - atualizado em 04 set 2020, 13:50
Campos Netos
Em entrevista à Bloomberg nessa quarta-feira (2), Neto falou sobre os passos a serem dados até a implementação de um real digital (Imagem: Flickr/Banco Central)

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, afirmou que um real digital provavelmente virá em 2022.

Em entrevista à Bloomberg TV, Neto contou ao editor Erik Shatzker que uma moeda digital emitida por banco central (CBDC) será o auge de outras iniciativas para modernizar o sistema bancário brasileiro. O Brasil é um dentre inúmeros bancos centrais do mundo a pesquisar sobre esse setor.

Neto disse que uma liderança anterior do banco central deu espaço à inovação quando ele entrou para a presidência em 2019. Isso resultou na Agenda BC#, pacote de políticas que visam modernizar o sistema financeiro brasileiro e promover a competição.

Parte dessa agenda inclui um sistema instantâneo de pagamentos que Neto afirmou que o banco espera que vá ao ar em novembro. Segundo ele, essa, junto com outras políticas para promover a competição, irá criar um “sistema bancário aberto” no Brasil.

“Vai ser bem mais parecido com que estamos chamando de sistema financeiro aberto”, disse ele à Bloomberg.

Essas iniciativas já estão sendo realizadas, segundo ele, e já passaram da primeira fase.

Embora uma CBDC esteja no horizonte, Neto disse que será o efeito de inúmeros aspectos da agenda. O país precisa impulsionar o real e alterar perspectivas da moeda antes de migrar para o digital. Isso inclui a “internacionalização” e tornar o real em uma moeda conversível.

“Eu acho que a criptomoeda não é a causa, e sim a consequência. Para que você tenha isso, é necessário aplicar um sistema de pagamentos instantâneos que seja eficiente e interoperável. É preciso um sistema aberto no qual você pode criar competição e é preciso de uma moeda que tenha credibilidade, seja conversível e internacional. Então, eu acho que você terá todos os ingredientes para uma criptomoeda”, explicou ele.

Nada mudou na linha do tempo original relacionada à agenda, segundo ele. Ele afirmou que o banco espera ter todos os ingredientes nos dois próximos anos.

Uma data de lançamento para 2022 poderia coincidir com o lançamento de um yuan digital da China. No início deste ano, o Banco do Povo da China (PBoC) anunciou que o yuan digital pode estar pronto para uso durante as Olimpíadas de Inverno de 2022.

Confira, abaixo, na íntegra e em inglês, a entrevista de Neto para a Bloomberg TV:

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.