CryptoTimes

Criptomoedas ainda geram “grandes preocupações” ao banco central da Índia

The Block
04 jun 2021, 11:37 - atualizado em 04 jun 2021, 11:37
Corretoras indianas de cripto continuam otimistas de que o governo não irá banir as criptomoedas, e sim as regular como uma classe de ativos (Imagem: Unsplash/shreshth_24)

Reserve Bank of India (RBI, na sigla em inglês), o banco central do país, continua tendo “grandes preocupações” com criptomoedas após ter esclarecido uma anulação de 2018 sobre a negociação de cripto na semana passada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não há mudanças na postura do RBI”, disse Shaktikanta Das, presidente do banco central, em uma coletiva virtual de imprensa nesta sexta-feira (4). “Temos grandes preocupações sobre criptomoedas, as quais repassamos para o governo.”

Das fez comentários parecidos em fevereiro, afirmando que o RBI tinha “grandes preocupações” com cripto da perspectiva da estabilidade financeira.

Os novos comentários vieram apenas três dias após o RBI ter emitido uma carta circular, pedindo que bancos não se referissem a uma proibição antiga de 2018 ao lidarem com clientes que investem em cripto.

“Nos surpreendemos que alguns bancos ainda estavam se referindo e citando a antiga carta ao se corresponderem com clientes”, disse Das. “Tivemos de esclarecer que aquela antiga e específica carta do RBI foi anulada. Então, assim, não se não é correto se referir àquela carta.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em abril de 2018, o RBI aprovou uma lei que restringia bancos e outras instituições financeiras de lidarem com clientes cripto, mas o Supremo Tribunal da Índia suspendeu essa decisão em 2020.

Ainda assim, alguns grandes bancos, incluindo o HDFC Bank, estavam citando essa carta, alertando as restrições aos clientes. Esta semana, o HDFC Bank redigiu seu alerta.

Quanto ao fato de que investidores devem investir em cripto, Das disse, hoje, que o RBI não fornece conselhos de investimento. “Cada investidor deve fazer sua própria análise, realizar sua própria pesquisa e tomar uma decisão bem cuidadosa em relação a seus próprios investimentos”, disse Das.

O destino das criptomoedas na Índia depende do governo central do país. Provavelmente, o governo irá discutir um projeto de lei na próxima sessão do parlamento, que visa “proibir todas as criptomoedas privadas na Índia”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A definição de “criptomoedas privadas” e o conteúdo do projeto de lei ainda não são informações públicas.

Enquanto isso, corretoras indianas de cripto continuam otimistas de que o governo não irá banir as criptomoedas, e sim as regular como uma classe de ativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

theblock@moneytimes.com.br