Criptomoedas: Chainalysys cria programa para evitar roubos

Leonardo Rubinstein Cavalcanti
22/06/2022 - 14:59
Chainalysis
Conforme análise da empresa, crimes com cripto estão aumentando e descredibilizando o mercado de criptoativos. (Imagem: Chainalysis)

A Chainalysis, empresa de análise, dados e rastreio em blockchain, anunciou nesta quarta-feira (22) um “programa de resposta rápida para organizações que foram vítimas de ataque cibernético ou intrusão de rede não autorizada que envolve roubo ou demanda de criptomoedas”. 

A justificativa da empresa é que o uso legítimo de criptomoedas estão superando em muito o número de uso criminoso, que, segundo a empresa,  representa apenas 0,15% das transações cripto em 2021.

“Os ataques estão aumentando em frequência e gravidade, apresentando uma barreira significativa para criar confiança na criptomoeda. Estamos investindo neste serviço não apenas para ajudar as organizações em seus momentos de necessidade, mas também para ajudar a levar os maus atores à justiça e demonstrar que a criptomoeda não é a classe de ativos do anonimato e do crime.”

Segundo a análise da empresa, certos tipos de abuso ilícito — incluindo roubo de fundos por hackers e ransomware — estão atingindo seu topo histórico.

Isso levanta preocupações de segurança nacional, prejudica a confiança nesse mercado e vem fazendo vítimas em todo o mundo.

Chainalisys
Valor total recebido por ataques de sequestro de dados. (Imagem: Chainalysis/Reprodução)

Como funciona o programa de resposta da Chainalysis?

Conforme anunciado, após um ataque como sequestro de dados (ransomware), empréstimo instantâneo ou ataque de hackers a vítima poderá entrar em contato por meio da “Chainalisys Crypto Incident Responde”, uma linha direta da empresa que ficará online vinte e quatro horas por dia.

Conforme anúncio no site, a empresa vai endereçar uma equipe – que será treinada e voltada para lidar com o assunto. A equipe ficará ao lado da organização afetada para garantir que tudo se desenrole da melhor maneira.

“Se necessário, a equipe da Chainalysis pode ajudar a fazer a ligação com a aplicação da lei e o conselho de recuperação de ativos.”

Segundo a empresa: “os investigadores da Chainalysis trabalharam com organizações dos setores público e privado em centenas de incidentes envolvendo criptomoedas e ajudaram a resolver alguns dos casos de crimes cibernéticos mais importantes.”

Siga o Crypto Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas, analistas e leitores do Crypto Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no mundo cripto. Siga agora a página do Crypto Times no Facebook!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Última atualização por Tamires Vitorio - 22/06/2022 - 14:59

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto