CryptoTimes

Criptomoedas: Regras claras e usos práticos interessam mais investidores institucionais, que alta de preços

30 jun 2023, 12:48 - atualizado em 30 jun 2023, 12:50
Janeiro 2023 criptomoedas imposto de renda IR 2023 criptoativos bitcoin ethereum pesquisa binance investidores institucionais junho 2023
Criptomoedas: segurança nas operações preocupa mais investidores institucionais, do que grandes altas de cotações (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração)

Os investidores institucionais estão mais interessados na criação de regras claras e mais aplicações práticas das criptomoedas e criptoativos, do que com grandes valorizações de curto prazo, para aumentar sua exposição a esse mercado. É o que mostra uma pesquisa da Binance divulgada nesta sexta-feira (30).

Realizada com 208 investidores institucionais e VIPs que são clientes da plataforma, a pesquisa mostra que 26,9% dos participantes destacaram que o aumento de aplicações práticas de criptoativos seria o maior incentivo para adotarem criptomoedas.

Bem perto, outros 25,3% citaram a implantação de regras claras para regulamentar esse mercado como o mais relevante para o avanço do mercado. Completam a lista de principais estímulos, a maior participação de investidores institucionais (19,3%) e o fortalecimento da segurança das operações (18,1%).

  • US$ 100 mil dólares no seu bolso nos próximos meses? Grupo de investidores focado em encontrar os próximos projetos com maior potencial de valorização abre vagas para quem deseja buscar até US$ 100 mil com criptoativos. [VEJA COMO ENTRAR AQUI]

Apenas 3% dos entrevistados pela Binance citaram que o aumento das cotações seria o principal incentivo para a maior adoção das criptomoedas. Investidores institucionais são pessoas jurídicas, como bancos, gestoras de investimentos, fundos de pensão, corretoras e family offices, e respondem geralmente pela maioria das operações no mercado financeiro. Por isso, conquistá-los seria uma grande vitória do mercado cripto.

Regras para criptomoedas ainda preocupam investidores

Praticamente espelhadas a essas respostas, as maiores preocupações dos investidores institucionais, capazes de afastá-los do mercado cripto, se referem aos riscos regulatórios (29,7%); riscos da contraparte, isto é, da outra ponta de uma transação (21,6%); e confiança na custódia dos ativo (15,7%). Os riscos macroeconômicos completam a lista de principais preocupações, com 10,6% das citações.

Por enquanto, a maioria dos investidores institucionais (44,7% dos participantes) utiliza criptomoedas em operações intraday, isto é, de curtíssimo prazo. Os investidores com estratégias de longo prazo representam apenas 17,3% da amostra.

Mais da metade dos respondentes (52,4%) são investidores institucionais com menos de US$ 25 milhões em criptoativos sob gestão. E 48,1% dos participantes operam nesse mercado há, pelo menos, cinco anos.

Diretor de Redação do Money Times
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.