CryptoTimes

Crise do coronavírus põe moedas digitais em voga, afirma representante do BIS

24 abr 2020, 14:53 - atualizado em 24 abr 2020, 14:53
“COVID-19 irá acelerar a transição digital além dos pagamentos”, afirmou Benoît Cœuré, chefe do Núcleo de Inovações do BIS (Imagem: Reuters/Kai Pfaffenbach)

Na semana passada, Benoît Cœuré, chefe do Núcleo de Inovações do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) declarou que a atual crise do coronavírus deu um foco mais acentuado à discussão global sobre moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs).

Tal comentário foi feito durante uma conferência pela internet, realizada por Accenture, a Chamber of Digital Commerce (Câmara de Comércio Digital) e o Reinventing Bretton Woods Committee (RBWC) no dia 17 de abril.

Benoît Cœuré, do BIS, falou sobre duas áreas — “resiliência e tecnologia” — que ele acha que serão relevantes em um mundo pós-COVID-19, a partir de uma perspectiva de pagamentos e de banco central.

Durante seu comentário, Cœuré argumentou que “a crise destacou o valor das tecnologias, permitindo que a economia opere à distância e, parcialmente, contorne o distanciamento social. Tais mudanças drásticas em padrões trabalhistas e consumistas, como a mudança significativa para o comércio on-line, terá um impacto duradouro nas relações econômicas”.

Ele continuou:

“A atual discussão sobre moedas digitais emitidas por bancos centrais também está em voga. Se a COVID-19 vai acelerar o desaparecimento do dinheiro é uma pergunta em aberto. Porém, já destaca o valor de ter acesso a diversos meios de pagamento e a necessidade para que estes sejam resilientes a uma ampla gama de ameaças.”

“COVID-19 irá acelerar a transição digital além dos pagamentos”, acrescentou ele.

No início deste mês, um comunicado do BIS sugeriu que a pandemia pode resultar em uma mudança nos hábitos de pagamento, dado que as preocupações que cédulas possam servir como um vetor de contaminação para o coronavírus.

Em janeiro, pesquisadores do BIS declararam que bancos centrais em todo o mundo estão “pesquisando constantemente” sobre o setor de moedas digitais.

Confira, abaixo, o vídeo completo:

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.