ImóvelTimes

Cury (CURY3): Números de 2022 mostram por que construtora é queridinha de analistas

17 jan 2023, 18:20 - atualizado em 17 jan 2023, 18:26
Cury reportou números fortes com crescimento nas vendas e lançamentos, além de geração de caixa recorde em 2022 (Foto: Cury/Divulgação)

As vendas líquidas da construtora e incorporadora Cury (CURY3) atingiram R$ 753,1 milhões no quarto trimestre de 2022, uma alta de 23,2% na comparação com o mesmo período de 2021. Porém, segundo a prévia operacional da companhia divulgada na noite desta terça-feira (17), o número ficou 15% abaixo do registrado entre julho e setembro.

Segundo a Cury, o valor sobre oferta (VSO) no trimestre foi de 41%, enquanto o estoque somou R$ 1,08 bilhão de outubro a dezembro. Desse total, 97,6% referem-se às unidades lançadas ou em construção, enquanto 2,4% são de unidades concluídas.

A geração de caixa operacional ficou positiva em R$ 135,8 milhões no trimestre, no maior patamar histórico para o período, com avanço de 46,5% ante um ano antes.

Cury lança menos no 4T22

Entre outubro a dezembro, a empresa lançou cinco empreendimentos, sendo três em São Paulo e dois no Rio de Janeiro, com valor geral de vendas (VGV) de R$ 556,2 milhões, montante 29,4% abaixo do registrado no mesmo trimestre do ano anterior.

“Foi uma estratégia da empresa adiantar os lançamentos para o primeiro semestre. Por isso, no quarto trimestre, lançamos menos. Vimos que essa estratégia deu certo e pretendemos replicá-la este ano”, comenta o CFO da Cury, João Carlos Mazzuco, em entrevista ao Money Times.

O preço médio das unidades lançadas no quarto trimestre foi de R$ 259 mil, alta de 7,6% na base anual. O executivo acrescenta que, à medida que a Cury conseguiu antecipar os lançamentos, foi possível fortalecer e aumentar a geração de caixa.

2022 de números recordes

No acumulado de 2022, as vendas líquidas cresceram 28,2% na base anual, totalizando R$ 3,29 bilhões. Já o VSO chegou a 75,3% no período, subindo 3,3 pontos percentuais (p.p.) em relação ao ano anterior. “A qualidade dos nossos produtos refletiu nesses números robustos e recordes do indicador”, diz o CFO da empresa.

No ano passado, a Cury lançou 23 empreendimentos, sendo 16 em São Paulo e sete no Rio de Janeiro, chegando ao VGV de R$ 3,32 bilhões. Segundo a companhia, o montante foi recorde e ficou 19% acima do reportado em 2021.

“Nós vendemos e lançamos praticamente a mesma coisa, em valores. Foi um ano bastante forte e positivo, mesmo com tantos desafios para a construção civil, principalmente, no primeiro semestre. O que deixa a gente animado para 2023″, avalia Mazzuco.

A estratégia da Cury

Ele destaca que a estratégia de focar nas camadas de maior renda do programa Casa Verde e Amarela (agora novamente Minha Casa, Minha Vida) e também naquelas fora do programa “deram certo”. Como também priorizar os mercados em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O executivo da construtora reforça que a antecipação dos lançamentos para os primeiros meses de 2022 fortaleceu e aumentou a geração de caixa. A construtora e incorporadora fechou 2022 com caixa positivo em R$ 298,4 milhões, total 25,7% acima do registrado no ano passado. Segundo Mazzuco, o montante também chegou ao nível histórico.

Mais dividendos

Com geração de caixa positiva e recorde no ano passado, o CFO da Cury reitera que a empresa pretende manter a meta de distribuição de lucros como vem ocorrendo. “A Cury vai continuar sendo uma grande pagadora de dividendos e vai manter o pagamento de 60% a 70% de seu lucro aos acionistas”, ressalta.

A Cury deverá divulgar as demonstrações financeiros do quarto trimestre e do consolidado de 2022 em 14 de março.

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.