CryptoTimes

CVM emite alerta sobre operação irregular do token de Eike Batista e tira site do ar

03 abr 2025, 16:02 - atualizado em 03 abr 2025, 16:02
Eike Batista

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) emitiu nesta quinta-feira (3) um alerta ao mercado sobre a operação irregular de tokens digitais associados ao empresário Eike Batista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mês passado, uma reportagem afirmava que o órgão estaria analisando o lançamento. Segundo a autarquia, o chamado “Eike Token” ($EIKE), promovido através do site eiketoken.com, configura oferta não autorizada de valores mobiliários no Brasil.

Assim, o xerife do mercado de capitais brasileiro determinou a suspensão imediata de todas as atividades relacionadas à oferta desses ativos digitais para residentes no Brasil.

O não cumprimento dessa determinação resultará em multa diária de R$ 100 mil para os envolvidos.

O site da oferta do token foi retirado do ar, segundo apurado pela reportagem do Crypto Times.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Acesso Proibido para usuários brasileiros. Por determinação da Comissão de Valores Mobiliários – CVM, foi determinado o bloqueio geográfico (“geoblocking”) da página para endereços de protocolo de internet (“IP”) localizados no Brasil”, dizia a mensagem.

De acordo com a investigação conduzida pela CVM, Eike Batista, em conjunto com Luis Claudio Silva Rubio e Sizuo Matsuoka, está por trás da iniciativa, que envolve também diversas empresas: Ebx Digital LLC, BRXE Global Holdings LLC, BRXE Brasil Holdings Ltda, BRXE USA Holdings LLC e BRXE Dubai Holdings LLC.

“Nenhuma dessas entidades ou indivíduos possui autorização da CVM para ofertar valores mobiliários ao público brasileiro”, destacou a autarquia em seu comunicado oficial.

Além disso, o órgão ressalta que os contratos oferecidos se enquadram na definição legal de valor mobiliário, segundo a legislação brasileira. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

cryptotimes@moneytimes.com.br