Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

CVM está investigando administradores da Vale por Brumadinho, diz Valor

14/02/2019 - 10:12
Divulgação Defesa Civil/Betim

Por Investing.com – A atuação do presidente da Vale (VALE3), Fabio Schvartsman, dos demais diretores estatutários e dos 12 membros do conselho da mineradora são alvo de uma investigação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no caso do estouro da barragem de Brumadinho (MG). As informações são da edição desta quinta-feira do jornal Valor Econômico.

As Melhores Ações da Bolsa: Clique aqui e conheça agora

A publicação explica que depois da investigação, a autarquia irá definir se haverá ou não uma acusação aos administradores da Vale. No entanto, a expectativa é que o trabalho deverá ser longo para saber se os executivos foram diligentes antes do rompimento. O procedimento teve início no dia 28 de janeiro, três dias depois do ocorrido.

De acordo como Valor, essa será a primeira vez que um crime ambiental, que está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF), dará origem a um processo na CVM, podendo responsabilizar os administradores como pessoas físicas.

XP vs BTG: Cade dá 10 dias para corretora se defender; veja parecer

O órgão regulador do mercado já tem alguns casos de responsabilização dos administradores, sendo os mais conhecidos os da Sadia e Aracruz, quando os diretores financeiros de cada uma das companhias praticamente quebraram as empresas com aplicações em derivativos cambiais de risco. Além disso, há também investigações sobre os executivos da Petrobras e da JBS.

A reportagem relata que a CVM foi a primeira a solicitar à Vale documento sobre o acontecido em Minas Gerais.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , , ,

Última atualização por Gustavo Kahil - 14/02/2019 - 10:12

Cotações Crypto
Pela Web