CryptoTimes

CVM estaria analisando lançamento de token da ‘super cana’ de Eike Batista, diz jornal

20 mar 2025, 11:37 - atualizado em 20 mar 2025, 11:37
A CVM estaria analisando a divulgação do token da “super cana” do empresário Eike Batista
A CVM estaria analisando a divulgação do token da “super cana” do empresário Eike Batista. (Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil)

A CVM estaria analisando a divulgação do token da “super cana” do empresário Eike Batista, de acordo com informações do Pipeline. Questionado sobre o tema, o órgão enviou uma nota à equipe do Crypto Times.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O assunto objeto de sua demanda está sendo analisado nesta Autarquia. A CVM não comenta casos específicos”. 

A análise trataria da possível oferta irregular de tokens que podem ter características de valor mobiliário.

Vale lembrar que a CVM considera “valor mobiliário” qualquer título ou contrato que represente direitos de propriedade, crédito ou investimento coletivo, sujeito às regras do mercado de capitais.

A definição evoluiu ao longo do tempo, incorporando novos instrumentos financeiros e critérios de análise, o que acabou também abrangendo o mercado de criptomoedas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

À época do lançamento do token, Luis Rubio, CEO da BRXd e sócio de Batista, disse ao Money Times: “Lançamos um token para captar dinheiro e criar um módulo adicional de 70 mil hectares. A ‘super cana’, diferentemente da cana convencional, que tem como objetivo principal a produção de açúcar, foca também na produção de biomassa. Essa biomassa extra nos permite criar embalagens que substituem o plástico. O projeto deve começar a gerar receita em 2028.”

Assim, a etapa atual na CVM não significa uma acusação, apenas que o assunto está em análise de informações. Eventualmente, o processo pode evoluir para uma investigação, sanção e punição dos envolvidos.

Vale dizer ainda que o mercado de criptomoedas e ativos digitais vem crescendo no Brasil, com a CVM fechando o cerco contra companhias do setor. Recentemente, a autarquia suspendeu a negociação de tokens de consórcio do Mercado Bitcoin (MB)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?

Receba a newsletter semanal do Crypto Times com as notícias mais quentes deste mercado

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar