Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Dá pra ganhar 3% ao mês na Bolsa? Veja o portfólio “Not Bad” para esta semana

29/06/2020 - 11:21
Mercados Europa DAX
Ter um retorno desses em 1 ou 2 anos eu consigo…em 55? Aí o buraco é bem mais embaixo! (Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

Will dá pra ganhar 2 ou 3% ao mês na Bolsa?

Taxa de juros num patamar historicamente baixo e se proliferam o número de “investidores” ou de pessoas que querem se aventurar no mercado de ações. Isso é MUITO BOM! Extremamente positivo para economia e fortalecimento do mercado de capitais! Se você tem menos de 3 anos como investidor de bolsa, bem vindo!

Mas quanto mais crescem mais se proliferam algumas perguntas interessantes tais como essa que ilustrei no subtítulo. Vamos fazer uma conta básica usando os 2% ao mês:

(1.02)^ 12 = 0.2682 ou 26,82% de retorno em 1 ano.

Possível? Totalmente! A questão é que a manutenção disso é que é muito difícil! Veja que um dos maiores investidores de todos os tempos tem um retorno anual composto de 20.5%…a diferença é que ele conseguiu isso numa média de 55 anos!

Ter um retorno desses em 1 ou 2 anos eu consigo…em 55? Aí o buraco é bem mais embaixo!

Minha performance

Calculo a minha performance de forma mais organizada digamos assim desde 2014, antes disso, todo meu capital eram ações da XP, pois trabalhei e fui sócio lá.

Quando recém havia saído da XP e fui estudar fora, 2015 e 16, meus rendimentos bem dizer me sustentavam… não podia correr muitos riscos e grande parte do meu capital não estava na bolsa…usava o rendimento dos investimentos em renda fixa para pagar as contas…logo meu capital não apreciou nesse período.

Em 2017 minha carteira consolidada rendeu 15% ainda considerando que tinha quase 70% em fundos multimercados e apenas 30% em bolsa. 2018 foi um ano bom para o mercado e consegui 22%. 2019 outro ano positivo e um retorno de 23%. Isso sempre considerando a carteira consolidada que tem parcela não investida em ações.

Meu retorno está longe de ser extraordinário…nunca “vendi” isso aqui. Mas meu objetivo é alcançar 20% aa….não em 1 ou 2 anos mas numa média de 3o anos! Conseguindo isso terei visto meu capital ter se apreciado 23.737%…para dar uma ideia, qualquer R$ 100 mil se tornariam R$ 23 milhões! Razoável não?

E 2020? 

Tudo ia bem…meu capital chegou ao all time high em janeiro e de lá para cá acumulo -15% na minha carteira consolidada. Ruim? Horrível a meu ver! Aí você pode pensar que eu deveria ter protegido a carteira ou tentar ganhar traidando, ou etc. Já pensei todas essas alternativas e a realidade é que nada garante que teria sido melhor!

Então sigo fazendo aqui meu arroz com feijão semanal.

 

AÇÕES 

Nada de trocas…nada de novo Srs. Sorry. O que posso comentar então?

  • Acho a queda de ALSO3 exagerada e decorrente do receio de fechamento de shoppings com o avanço do vírus. Sigo achando barganha!
  • BBAS3 e BBDC4 sofrem com a constante intenção declarada do governo de taxar ainda mais os bancos. Sigo achoando ambos baratos.
  • BRPR3 é um ativo imobiliário que ficou totalmente para trás do setor. Acho muito barato e não compro mais porque não tenho caixa praticamente.
  • STBP3, COGN3 e CLSC4 são as small caps da carteira que no mês performam muito bem. Estou estudando para ver se remanejo a posição nelas ou não.

No mais essa foi a performance da bolsa em Junho….IMOB e IFNC (imobiliário e financeiro) puxaram a performance – linhas verde e laranja. Consumo e indústrias performaram em linha com IBOV 0 linhas verde limão e rosa. Setor elétrico e materiais básicos ficaram para trás – linha marrom e azul.

 

#NOTBAD

Mais uma semana que a carteira perdeu gordura frente ao IBOV! Chegamos a abrir 9p.p. ante o IBOV…agora, apenas 4.3! Not good!

Em termos de consistência até está bom…com 5 papéis superando o IBOV. O problema é que 2 que não estão respondem por 35% da carteira! Temos 2 dias para o fechamento…ao menos estamos batendo o IBOV no agregado.

Quarta-feira dia 01 de julho posto a carteira para o próximo mês além do desempenho desse mês. 

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

Última atualização por Vitória Fernandes - 29/06/2020 - 11:21