AgroTimes

“Dá um Google” para ver o que o MapBiomas trouxe sobre o desmatamento

17 out 2022, 14:30 - atualizado em 17 out 2022, 15:59
Cerrado e Amazônia queimaram mais em setembro, enquanto o segundo lidera sobre setembro 21

Como o tema desmatamento foi o mais pesquisado durante o debate de ontem na Band, entre os candidatos à presidência, liderando o Google Trends, vale a pena saber que a área queimada em setembro correspondeu à metade de tudo que virou cinza desde janeiro.

O relatório do MapBiomas, divulgado neta segunda (17), atesta 5,825 milhões hectares em 30 dias, com liderança do Cerrado, seguido da Amazônia, mas com o destaque de que o segundo bioma teve a maior área desmatada por fogo na comparação com setembro 21.

Pará, Amazonas, Rondônia, Amapá, Roraima e parte do Mato Grosso perderam 1,080 milhão/ha, enquanto o Cerrado 2,973 milhões/ha.

Para o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), uma das entidades mantenedoras do MapBiomas, junto com universidades e empresas de tecnologia, a proporção salientada das queimadas “ocorreram em áreas de vegetação antiva em formação savânicas e campestres, que responderam por 69% da área destruída no Brasil”.

Equivale dizer que o desmatamento continua sendo registrado a partir de novas áreas e, pelo padrão de queimadas observado pelos satélites e ferramentas tecnológicas de apoio, mostra-se mais efetivo para a formação de pastagens, completa o MapBiomas, considerada a plataforma mais completa e referência mundial na mediação do uso da terra no Brasil.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Link: https://bit.ly/3T82Ke3

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual — toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar