Política

Dança das cadeiras: Lula indica Flávio Dino para vaga no STF; Tebet é cotada para assumir Justiça

27 nov 2023, 14:11 - atualizado em 27 nov 2023, 14:16
Flávio Dino
Flávio Dino é indicado por Lula para assumir vaga no Supremo Tribunal Federal (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou Flávio Dino para ocupar a vaga da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF)

A equipe de Lula publicou em sua página oficial no X (ex-Twitter) que foi encaminhada ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, as indicações de Dino ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal e de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República.

A vaga está aberta desde 29 de setembro, quando Weber deixou o cargo que ocupava há quase 12 anos devido à aposentadoria.

Flávio Dino também se manifestou pelo X, afirmando que “Lula me honra imensamente com a indicação para Ministro do STF. Agradeço mais essa prova de reconhecimento profissional e confiança na minha dedicação à nossa Nação”.

  • Eletrobras que se cuide: Fusão entre Vibra (VBBR3) e Eneva (ENEV3) pode criar a terceira maior empresa de energia do Brasil, veja como isso impacta os investidores das empresas no Giro do Mercado desta segunda-feira (27), é só clicar aqui:

Dança das cadeiras: Sai Flávio Dino e quem entra?

A indicação de Dino para o STF abre uma cadeira: a do Ministério da Justiça. Para este, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, está entre os cotados, segundo informações da Folha de S. Paulo.

Segundo a coluna de Mônica Bergamo no jornal, a nomeação de Tebet para o cargo ajudaria Lula a conter a contrariedade que deve surgir por não indicar uma mulher para ocupar a cadeira de Weber na Corte.

No entanto, outros nomes são cotados, como o Ricardo Lewandowski, Jorge Messias, da AGU (Advocacia-Geral da União) e Marco Aurélio de Carvalho, do grupo Prerrogativas, que conta com apoio expressivo no PT.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin