Combustíveis

De olho nos combustíveis: Governo quer criar órgão para fiscalizar quedas de preços nos postos

30 out 2023, 14:30 - atualizado em 30 out 2023, 14:30
combustíveis
Governo quer implementar órgão para monitorar repasses de preços dos combustíveis (Imagem: Pixabay)

O governo federal quer criar o Operador Nacional do Sistema de Distribuição de Combustíveis, um novo órgão que teria entre as funções realizar a fiscalização dos repasses de preços das refinarias até os postos, informou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta segunda-feira (30).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme o ministro, o órgão teria papel semelhante ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), tendo função complementar à agência reguladora ANP. Com isso, seria possível monitorar os preços nas bombas após cortes anunciados pela Petrobras (PETR3;PETR4).

O possível órgão deverá garantir que os “melhores preços” cheguem aos consumidores, avalia Silveira. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, esteve presente na coletiva e afirmou que a proposta seria boa para integrar sistemas de fiscalização de preços.

Entenda o objetivo da fiscalização dos preços de combustíveis

Conforme comunicado da pasta, o objeto é combater a adulteração, a sonegação fiscal e assegurar o abastecimento, além de obter o controle completo da cadeia de distribuição de combustíveis. O Congresso Nacional deve receber em breve o projeto de lei que prevê a criação do órgão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro explica que a intenção é fazer com os combustíveis o mesmo que feito com o sistema elétrico. Sendo assim, querem que este operador seja para a ANP (Agência Nacional do Petróleo) o que o ONS é para a Aneel.

“Precisamos ter a segurança de que, toda vez que a Petrobras, ou qualquer fornecedora ou importadora abaixe o preço na refinaria, essa redução chegue ao consumidor final nos postos de combustíveis. Ele vai ser fiscalizador e ter uma visão global do sistema”, afirma Silveira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar