Eleições

Debate entre Lula e Bolsonaro terá uma hora e candidatos andarão pelo palco; veja as regras

14 out 2022, 19:43 - atualizado em 14 out 2022, 19:43
eleições
(Imagem: Renato Pizzutto/Band)

No domingo (16), será realizado o primeiro debate entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições para presidente da República. No primeiro turno, os dois candidatos estiveram presentes em três debates, mas apenas em dois juntos e tiveram pouca interação direta.

O debate será organizado pela TV Bandeirantes, TV Cultura, Folha de S.Paulo, Uol e CNN Brasil, essa última entrou com um acordo nesta semana para transmitir o encontro. Os eleitores também poderão acompanhar o evento pelo YouTube e pela rádio.

Conheça as regras do debate

Diferente dos debates do primeiro turno, esse encontro será marcado pela maior interação entre os dois candidatos, inclusive com incentivo das regras. O tempo geral é de 15 minutos, e cada candidato escolhe se usa seu tempo com perguntas ou respostas mais longas.

Os postulantes terão cerca de 80% do tempo disponível para perguntar, responder, replicar ou treplicar, destacou o diretor de Jornalismo da Band, Fernando Mitre. “As regras aprovadas são muito boas, flexíveis, elas darão aos candidatos todas as condições e tempos suficientes para que eles expressem suas opiniões, mostrem seus estilos e seus programas,” disse. Cada candidato deverá controlar seu tempo entre a resposta e tréplica.

No primeiro bloco, Lula e Bolsonaro farão perguntas entre si, com direito a respostas, réplicas e tréplicas, sendo que cada candidato terá 15 minutos para perguntas e respostas. O petista é quem iniciará o confronto.

Já no segundo bloco, os candidatos vão responder perguntas feitas por jornalistas dos veículos que participam do pool. Cada um deverá responder as mesmas perguntas, com 1 minuto e 30 segundos para cada resposta.

Por fim, no terceiro bloco os candidatos voltarão a fazer perguntas entre si, mas também deverão responder perguntas dos âncoras. No final, Bolsonaro e Lula farão, nesta ordem, suas considerações finais.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.